O Feitiço do Tempo

Eu amo cinema, e também descobri que aprendo muito com os filmes. Um dos filmes que mais me ensinou foi O Feitiço do Tempo com o Bill Murray.

Veja como o site Imdb descreve este filme fantástico:

“Phil, um arrogante meteorologista de um canal de TV, cobre a saída anual de uma marmota de seu buraco. Ele é pego em uma nevasca que não estava prevista e fica preso em uma espécie de túnel do tempo, condenado a reviver o mesmo dia até que mude suas atitudes.!"

Provavelmente você já teve a oportunidade de assistir, já passou muitas vezes na sessão da tarde. Por ser um filme antigo e a base deste texto vou ter que contar partes do filme, se preferir assistir antes deixe para ler o artigo depois.

Todos os dias de manhã o meteorologista desperta na mesma hora e o dia é sempre o mesmo. Tudo ocorre sempre naquele dia, se repetindo e ficando previsível. Ele se vê preso numa armadilha do tempo na qual a vida não vai a lugar nenhum e tudo se repete.

Pois bem, muitos empreendedores estão presos no Feitiço do Tempo. Para eles todos os dias são iguais, nada muda e é tudo muito previsível.

Entra dia, sai dia e o negócio fica ali patinando. Uma luta eterna para pagar a folha de pagamento, impostos, bancos. Todos os meses começam com uma meta, muitas vezes não batida, e os frequentes cancelamentos de Clientes.

E as ações para enfrentar isso também são previsíveis. Baixar preço, promoção, faixa na porta, meta, meta, meta. Treinamento da mesma galera de sempre sobre os mesmos assuntos básicos.

E a rotina de não ter lucro continua!

No filme Phil se desespera de tal maneira que chega a se suicidar em vários dias. De nada adiantava, pois de novo ele estava na cama para o impassível despertador tocar no mesmo horário.

E aí, das profundezas do desespero, começa a aparecer a solução. Ele dedica todos os dias a aprender algo novo. Ao invés de se entregar e repetir tudo, ele passa a olhar o mundo com outros olhos.

Mesmo sendo uma cidade minúscula ele começa a enxergar oportunidades em todos os lados. Decide que vai aprender a tocar piano. Você não imagina a surpresa da professora, para a qual todos os dias ele seria um Aluno novo, ao vê-lo  tocando como um profissional.

Não vou estragar o filme contando tudo. Mas posso te dizer que é da mesmice que saem todas as armas para romper um ciclo sem fim de mediocridade.

Se você quiser fazer um MBA sobre como tirar sua empresa da crise basta assistir ao filme. Mas se já tiver visto, veja novamente com outros olhos.

Afinal ver com outros olhos é a porta da inovação e da criatividade.

Abraços,

Fernando Teixeira

P.S. caso você assista ao filme veja com a atenção a cena na cafeteria na qual ele faz uma entrevista com a Cliente. Note o quão detalhadamente ele faz perguntas com o objetivo de ter certeza de conquistar a Cliente.  

Fernando Teixeira