Caixa

Pense fora da caixa!

Eu já me peguei muitas vezes ensinando isso. Afinal de contas eu fui ensinado assim e, falando francamente, eu realmente faço isso.

Só que essa simples frase é semelhante a afirmar assim: suba no Everest. Fácil de falar e não muito realista para a maioria de nós. Mesmo para os que fazem a taxa de mortalidade é alta.

Note que já está provado que subir no Everest não é impossível. Aliás, é até glamouroso, chique no último. Só tem um problema, subir no Everest quase nunca traz nada de prático, é extremamente custoso em tempo, dinheiro e arrisca a sua saúde.

Basicamente pensar fora da caixa é uma atividade de risco.

No mínimo pode-se dizer que é uma atividade que requer longo preparo, extrema força de vontade e habilidades especiais. Sempre lembrando que ao final poderá não haver nenhum prêmio pragmático.

E quanto ao contrário? Pensar dentro da caixa.

Se alguém disser que faz isso imediatamente será taxado de preguiçoso mental e possivelmente fracassado. Afinal de contas ficar pensando apenas no lado de dentro do seu negócio todos já fazem né?

Errado !!! É muito raro ver um empreendedor pensar dentro da caixa. O que nós empreendedores fazemos sempre é AGIR dentro da caixa. A maioria das vezes sem pensar muito.

No final da década de 20 do Século XXI, pelo menos no Brasil, pensar profundamente é um luxo caro e pouco vivenciado. Isso ocorre porque somos os primeiros humanos vivendo a mais louca corrida consumista de todos os tempos.

A corrida pela atenção humana.

Todas, repito, todas as empresas do mundo disputam nossas 24 horas de atenção. Um detalhe é que a nossa atenção é limitada, não há como aumentar a disponibilidade dela.

Se pensar já é um desafio, pensar com profundidade na presença de um celular é quase uma impossibilidade para o empreendedor.  

Mas voltando ao tema da caixa. O que seu empreendimento requer é que você pense dentro da caixa primeiro e com constância. Existem assuntos que você provavelmente ainda não resolveu e que definem com clareza a sua lucratividade.

Vou citar cinco temas que são basicamente temas dentro da caixa e gostaria de convidar você a “esquecer” seu celular e pensar um pouco neles.

  • Liderança. Esse é o fator que define o sucesso do empreendimento. Você deve evoluir suas habilidades nesse quesito e desenvolver outros líderes.  

  • Indicadores. É essencial definir e controlar quais os números que contam a história do seu empreendimento.

  • Processos. Não há como crescer sem processos. A maioria dos empreendimentos sequer tem processos de vendas.

  • Cultura. Quer você queira, quer não queira, seu negócio tem uma cultura dentro dele. Pensar nela profundamente vai ser revelador.

  • Marca. Qual é o legado que você quer deixar? Quando alguém pensa em seu empreendimento o que vem na mente dessa pessoa? Pense sobre isso.

São cinco tópicos cuja natureza é majoritariamente dentro da caixa. Vou estudar para escrever sobre cada um deles e, nesse processo, aproveitar para pensar dentro da caixa do nosso próprio empreendimento.

Abraços,

Fernando Teixeira

P.S. Pensar é um dos exercícios mais intensos que um ser humano pode fazer. Se quiser aprofundar um pouco mais nisso dê uma olhada nesse artigo.

Fernando Teixeira