Pipas

Se você tem menos de 30 anos talvez nunca tenha ouvido a palavra Cerol, ou pelo menos nunca tenha tido a experiência de fabricar Cerol.

Uma das brincadeiras mais emocionantes dos tempos pré internet era a Guerra de Pipas. Eu fui criança em Manaus e nunca vou me esquecer da sensação maravilhosa que era cortar a linha de outra pipa adversária.

Meu Deus, a gente se sentia dono do mundo e já partia correndo em busca do prêmio, para desespero do adversário. Toda a experiência tinha um custo de menos de R$ 5,00, e a emoção de uma ida na Disney, pelo menos na década de 70.

E a guerra tinha uma arma secreta. O Cerol, mistura de vidro e cola, que tinha suas fórmulas especiais. A qualidade do Cerol era o ponto inicial que diferenciava os vitoriosos dos perdedores. 

Um dos ingredientes mais importantes para fazer Cerol é a Lâmpada.

A lâmpada é quebrada e moída cautelosamente, para então ser misturada com cola e outros itens. Brincadeira perigosa e inconsequente, mas irresistível para crianças.

Ela era muito cara e o jeito era “pegar emprestada” uma lâmpada da garagem de casa. Meu pai esquentou meu rabo algumas vezes, mas o prêmio era mais tentador.

Hoje meu amigo Tiago me contou que as Lâmpadas Incandescentes não são mais vendidas! De agora em diante apenas lâmpadas com LED, muito melhores em todos os aspectos, podem ser vendidas.

Claramente é o fim de uma era, mas felizmente ainda haverá estoque para mais alguns anos de Cerol, pois as Fluorescentes ainda podem ser comercializadas. O Banco Santander chegou a fazer uma propaganda comparando o fim das lâmpadas com a disrupção que está acontecendo com as contas bancárias.

Em todas as áreas isso acontece! O Fitness não é diferente. Estamos assistindo ao início do final das “Lâmpadas Menos Eficientes” de uma era também.

Antigamente bastava abrir uma academia, mantê-la limpa, equipada e com todos os itens da moda e pronto. Lucro no final do mês com fila de gente para se matricular.

Assim como hoje em dia basta ser Personal Trainer e pronto, não faltam Alunos. Um novo tipo de lâmpada, acho que algo como uma lanterna para uso pessoal.

E já que estava tudo indo bem porque não cortar a linha do concorrente? Era só fazer um Cerol melhor e entrar na Guerra. Hoje em dia o Cerol é a Guerra de Preços.

A informação mais importante é que o fim de um tipo de lâmpada não significa o fim da LUZ

A Luz do Fitness é a Aptidão Física de nossos Alunos. Nunca houve tanta demanda das pessoas por serem aptas fisicamente e a busca por qualidade de vida através da atividade física bem feita está apenas começando.

Foque na Luz e não no Cerol ou no tipo de lâmpada. 

O caminho é inovar e esquecer a Guerra de Preços, ela não tem fim e um dia a pipa derrubada poderá ser a sua. É muito melhor enfeitar o céu com pipas coloridas e aproveitar os ventos a favor que as próximas décadas trarão.

Abraços,

Fernando Teixeira

P.S. na mesma época da Ihrsa 2017, em São Paulo, terei a oportunidade de dar duas palestras no evento Life Fitness Experience. Os temas serão Tendências e Inovação e vamos conversar sobre as novas luzes em nosso mercado. 

Eis a propaganda do banco que o Tiago passou.

 https://youtu.be/CW-xJqWk58k

Fernando Teixeira