Coopetição

Em outro artigo eu comentei que o Fitness hoje está entrando, isso mesmo, entrando na tempestade perfeita. Os elementos que se juntaram para criar esta tempestade são os seguintes:

  • crise econômica;
  • entrada das Low Cost no mercado;
  • guerra de preços;
  • obsolescência do modelo de negócios baseado em giro alto de sedentários;
  • foco em gente sarada;
  • gestão despreparada e cansada;
  • falta de inovação.

De todos estes itens o único que tem prazo para terminar é a crise econômica, que é de natureza cíclica. Ou seja, a tempestade vai continuar se não forem atacados os outros itens.

Tempos desesperados exigem medidas desesperadas.

Certamente não estamos falando de suicídio coletivo. Isso de cara então exclui a guerra de preços, sonegação de impostos ou a precarização do negócio por cortes incapacitantes. Estamos falando da medida mais desesperadora de todas.

Cooperar com o seu concorrente!

Se você está lendo este post é porque provavelmente você já faz parte de um dos grupos de WhatsApp de empreendedores do Fitness. Já somos bem mais de 500 pelo Brasil todo.

Ou seja, você já deu o primeiro passo para adotar uma nova solução em gestão de negócios.

A Coopetição.

A palavra vem da conjunção de Cooperação com Competição. Esta tecnologia já está sendo empregada por empresas de todos os tamanhos e idades.

Ela assume que não é mais possível lucrar apenas competindo e que temos que evoluir para uma forma nova de fazer negócios. Existem momentos em que estamos competindo e existem momentos em que estamos cooperando.

Antes da crise isso era um sonho distante, mas hoje já estamos começando a fazer isso todos os dias. Participar dos grupos, ainda que como leitor, exige tempo e paciência e a maioria esmagadora dos empreendedores ainda assim não sai dos grupos. 

Experimente perguntar por um fornecedor nos grupos e muitas vezes você receberá pelo menos três respostas em minutos. Muitas vezes foi o concorrente do lado que enviou a informação. Poderoso demais!

Estamos todos juntos em salas virtuais, nos toleramos e não nos xingamos à toa. Até a Low Cost está junto e convivemos civilizadamente.

Outras formas de coopetição estão em andamento, uma das mais interessantes são os meetings com empreendedores do Fitness.

Webinários sobre temas como o da Guerra de Preços foram assistidos por centenas de empreendedores, com alcance muito maior do que o dos grupos no WhatsApp.

E os resultados já estão começando a aparecer. Academias subindo preços por aprenderem a fazer contas e se posicionarem. Gestores questionando se estão atendendo o público da melhor maneira.

Experimentos sendo feitos em dezenas de locais e novas tecnologias sendo implementadas. O futuro dos negócios pertence aos que não desistem e o Fitness irá continuar em frente, resta saber se você estará nele ou não.

Aproveite hoje e pense em algo para fazer junto com o seu concorrente, começando amanhã. Nem que seja tomar um café e cumprimentar um ao outro, você verá que ele é gente que nem você.

Abraços,

Fernando Teixeira

P.S. Muito em breve vou ter a oportunidade de conversar contigo sobre os 8 princípios da Coopetição.

Fernando Teixeira