Estamos cegos ou em negação

Ao sintonizar no SBT você tem a chance de assistir um capítulo de uma das novelas mexicanas que são tão populares. Eu sugiro que você faça isso assim que puder.

Desligue o som da TV e enxergue além do dramalhão bobo e primário. Olhe para as pessoas, veja como elas se parecem. Preste muita atenção no herói e na mocinha. A cor dos cabelos, dos olhos, seu peso e altura.

Já que você é profissional da área, tente estimar a composição corporal deles.

Pois é, fica fácil de ver, novelas mexicanas não tem mexicanos trabalhando nelas. Só tem atrizes lindas, loiras e em excelente condicionamento físico. Se você já foi no México sabe que as pessoas lá não se parecem com este estereótipo.

O Marketing do Fitness segue esta mesma regra. Sim, é tão onipresente e esmagador que chega a ser uma regra. Seguramente ela tem exceção, tomara que seja você.

NÃO EXISTEM BRASILEIROS NO NOSSO MARKETING.

Ou estamos cegos ou em profunda negação.

Vamos para a realidade da nossa população. As pessoas estão ficando cada vez mais sedentárias, com sobrepeso, estão envelhecendo e envelhecendo mal. Nossa população não tem o biotipo do nosso marketing.

Vendemos uma fantasia alucinatória na qual todos são musculosos, são lindas e lindos, barriga de tanquinho. Já não bastasse a ilusão de raça superior e perfeita, ainda usamos fotografias em que eles são clicados em poses impossíveis, mostrando também a impossibilidade eterna de um dia fazermos o mesmo.

Você provavelmente concorda comigo, só que isso não acontece na sua academia, só na do vizinho. Eis uma afirmação justa, mais conhecida como negação.

Ficou na dúvida, vamos fazer a prova dos nove. Abra agora mesmo o seu site, procura aí uma foto de Brasileiro normal. Gordinho, mais velho, de várias raças. Achou um ou dois né?

Procura agora a foto dos sarados, musculosos, dentes lindos. Acho que nem na Dinamarca tem gente assim por todo lado.

Sabe qual é o efeito deste marketing nas pessoas?

Ele ficou invisível, ninguém liga mais para estas mentiras. E isso é o lado bom, o lado ruim é que na verdade ele já está afastando Clientes de nós.

A medida que as pessoas envelhecem e olham para seus corpos menos que perfeitos, elas já não acham que se encaixam nas nossas academias cheias de gente linda e sarada.

Uma amiga, proprietária de academia, encontrou com uma Cliente que andava sumida. Perguntou o motivo do sumiço. A resposta é o símbolo de um fracasso de marketing colossal.

Vou emagrecer um pouco para poder voltar para a academia!

 

Quer voltar a enxergar? Simples, vai passear por aí, olha para as pessoas e realmente as veja. Não tem como não ver.

Quer sair da negação? Olha para dentro da sua academia, faça isso várias vezes esta semana. Se você estiver vendo só gente bonita e sarada, saiba que você é uma academia de nicho super especializada.

Nada de errado com isso, mas cuidado, este é o tipo de Cliente mais volúvel que existe. Ele te abandona pela próxima academia da moda sem nem piscar. 

Ufa, você olhou e viu gente normal. Que alívio, este artigo está certo mas realmente só se aplica na academia dos outros.

Para ter certeza faça o Teste de Setembro. Outro amigo, dono de academias, me ensinou ele. Vai em Setembro do ano passado e olha para a lista de Alunos que você tinha. Não olhe para a quantidade e sim para o nome das pessoas.

Vai agora em Setembro deste ano e olha para a lista novamente e procura o nome daqueles que estavam matriculados.

Acho que você vai encontrar uma faixa de 10 a 30 % de Alunos do ano anterior que ainda estão matriculados. É o fracasso da retenção, um mal que tentamos corrigir vendendo mais e mais com nossos sites e nosso novo marketing digital.

Desculpa colocar o dedo na ferida, o único motivo pelo qual faço isso é porque esta situação tem que mudar urgentemente. Milhares de academias estão em risco de ser engolidas pela Low Cost.

Aliás acabei de dar uma olhada no site deles. Eles mostram como são cheios de equipamentos novos, seus ambientes limpos e com ar condicionado, suas inúmeras unidades. Abusam pouco de corpos sarados.

Eles estão entregando o que estão prometendo e, para que isso ocorra,  não podem prometer corpos perfeitos. Vendem preço e comodidade.

Este é o primeiro artigo de uma série que vou intitular Como Perder um Aluno em Poucos Dias, inspirada no filme Como Perder um Homem em 10 Dias.

Neste artigo vimos como fazer nosso Aluno Sedentário entrar em nossos negócios já se sentindo inferior e inadequado.

Abraços,

Fernando Teixeira

P.S. na nossa empresa cometemos os mesmos erros, mas já começamos a sair da negação.

Fernando Teixeira