Estamos diante de uma extinção em massa das academias?
Ao longo da história das empresas existe um fenômeno que se repete com uma frequência muito grande.
O aparecimento de condições simultâneas que geram uma grande extinção em massa de empresas de um determinado segmento.
Exemplos deste tipo de evento foram os que aconteceram com as vídeo locadoras, lan houses e muitos outros negócios ao longo dos tempos.
Para quem não é da área que está sendo extinta o fenômeno parece muitas vezes necessário e até benéfico.
Afinal a raça humana tem que progredir e é claro que preferimos ter internet no nosso celular do que frequentar lan houses obscuras e inconvenientes.
Claro que se você for o dono da lan house isso toma proporções bem diferentes, ninguém gosta de ver sua empresa e seu segmento inteiro desaparecer.
Desemprego, falência, dor e fracasso são coisas muito reais e que superam qualquer teoria sobre o progresso da humanidade.
Uma pergunta muito pertinente é se estamos ou não diante de um evento de extinção em massa de academias tradicionais.
Tenho falado muito deste assunto em palestras para proprietárias(os) de academias e percebido que este tópico causa desconforto e um pouco de perplexidade.
Antes de elaborar um pouco mais sobre a pergunta da extinção vou dar minha opinião sincera.
Sim, se nada for feito, estamos sim diante de um evento de extinção em massa de academias tradicionais.
Talvez 10 a 15 mil academias hoje abertas não existirão mais na próxima década.
Eu formei esta opinião baseado na história que estamos assistindo em outros países. Existem muitos relatórios feitos por analistas sérios e competentes da indústria do Fitness. Todos eles têm em comum o seguinte mantra:
Ou muda ou morre!
Se você ainda estiver lendo este post, ainda que com um pequeno embrulho no estômago, parabéns! Você não tem vocação para enfiar a cabeça no chão e ficar com o corpo exposto ao perigo.
Porque eu estou falando deste tópico desagradável?
Esta situação é completamente evitável, além de ser um enorme desperdício de recursos preciosos da sociedade brasileira. A extinção de milhares de academias seria um total perde perde para o Brasil e para os Brasileiros.
Por ser contra isso decidi que iria dedicar a energia de nossa empresa, Tera Science, bem como a minha pessoal, para falar deste assunto antes que ele se torne uma profecia realizada.
As condições que estão tornando possível esta extinção estão acontecendo simultaneamente e se avolumando dia a dia. Suas consequências e seus sintomas já estão aparecendo.
Mesmo que você seja cético quanto ao que estou dizendo, não é mais possível ignorar certos fatos que estão acontecendo.
Eis os quatro Cavaleiros do Apocalipse que podem tirar dos negócios muitos de nós nos próximos cinco a dez anos:
#1 Competição desenfreada por alunos com boa aptidão física;
#2 Crescimento estruturado e agressivo das modalidades de Fitness fora das academias;
#3 Comoditização acelerada, causando uma enorme queda na percepção de valor que nossos Clientes têm das academias tradicionais.
#4 Desalinhamento entres as partes interessadas, academia versus professores versus o governo versus o CREF versus os Alunos e por aí vai.
Assim como um furacão se alimenta da temperatura da água dos oceanos para ganhar força, o evento de extinção está se alimentando da crise econômica para crescer e se adiantar.
Além da crise o fenômeno das Low Cost começou com força total também.
Enfim, a TEMPESTADE PERFEITA está no horizonte
Como já disse eu tenho falado disso com frequência em eventos e reuniões, sempre com gente do negócio de academias. Duas coisas me chamaram a atenção:
a primeira foi que eu pensei que iria ser contestado, que iriam me provar que eu estava errado ou louco, ainda não aconteceu;
a segunda foi que a maioria esmagadora nem concordou nem discordou, seguiu seu caminho como se não houvesse sequer a possibilidade de um asteróide vindo em rota de total colisão.
Nunca termino uma palestra sem dizer que existem muitas maneiras de evitar esse futuro terrível.
Falo também sobre como estamos dando os primeiros passos para combater isso e assim contribuir para gerar muita prosperidade e décadas de lucros futuros.
Tenho convidado a todos para visitarem nossa academia colaborativa, talvez a primeira do mundo de código aberto.
E então começou.
Algumas academias começaram a nos visitar, várias começaram a se questionar, tem gente já mudando.
Poucos ainda, mas pioneiros e corajosos, afinal não há garantia de sucesso, mas já existem investimentos e ações em andamento.
Nós acreditamos que o Fitness é uma indústria ainda na sua infância, que existe mercado abundante e que estamos no negócio do século.
Junte-se a nós em nossa missão.
Inovar para que todos no mundo sejam fisicamente ativos.
Abraços,
Fernando Teixeira