Phuket

Tilly Smith, uma garota de 10 anos da Inglaterra, estava de férias com seus pais e uma irmã de 7 anos, na praia de Maikhao em Phuket, Tailândia.

Duas semanas antes ela havia assistido uma aula de geografia com o professor Andrew Kearney, na escola preparatória Oxshott's Danes Hill.

Três coisas aconteceram ao mesmo tempo:

  • a água do mar começou a soltar bolhas;
  • a maré recuou;
  • barcos no horizonte começaram a balançar.

Os outros turistas assistiam maravilhados ao fenômeno, mas Tilly começou a gritar histericamente. Gritou para seus pais e sua irmã que eles tinham que deixar a praia imediatamente.

Um Tsunami estava vindo!

Seus pais alertaram as outras pessoas e todos saíram correndo para se abrigar no segundo andar do hotel. Neste dia 200 mil vidas foram perdidas, mas Tilly salvou 100 pessoas da morte certa.

Eu não tenho certeza se teria reconhecido o Tsunami no lugar dela. Nunca havia ouvido falar do fenômeno das bolhas, talvez não tivesse visto os barcos balançando e acho que teria achado curioso a maré recuando.

A falta de conhecimento teria custado a minha vida e a de outros que estavam próximos a mim. 

A mesma coisa acontece nos negócios. De tempos em tempos acontecem mudanças nas placas tectônicas, terremotos e tsunamis. Você está preparado para reconhecer eles antes que seja tarde demais?

No Fitness neste exato momento estamos na praia vendo a água borbulhar e a maré recuar. Os barcos “academias”, não só estão balançando, como estão fazendo água. Vamos aos fenômenos:

  • Low Costs capitalizadas por fundos de investimento com os bolsos cheios;
  • Academias tradicionais se transformando em Low Prices,com os bolsos vazios;
  • Competição entre muitas academias, todas indiferenciadas aos olhos dos Clientes;
  • Crise econômica;
  • Alteração do comportamento do consumidor e das suas necessidades;
  • Exigência de grandes habilidades em gestão de negócios e de pessoas.

Não matem o mensageiro, eu apenas assisti a aula de geografia em outras áreas, por exemplo drogarias. E, como a pequena Tilly, acho melhor gritar e avisar todos que posso para que subam logo no segundo andar.

O segundo andar está lotado de sedentários esperando para serem atendidos com tecnologia, empatia e sem foco em estética.

Abraços,

Fernando Teixeira

P.S. Na praia estão também professores, funcionários e muitas outras pessoas que não serão contempladas pelo fenômeno Low All.

Fernando Teixeira