LICANCABUR
Um dos locais mais interessantes do mundo é o deserto do Atacama. Numa viagem para esta região fiquei abismado com as condições extremas que existem na região.
Na cidade de San Pedro de Atacama, na borda do Salar do Atacama, fica a base de toda uma indústria turística. Mas o que realmente chama a atenção são as condições inóspitas do local.
É a região mais seca do mundo, em alguns lugares chega a ficar 400 anos sem chuva. Durante a noite a umidade do ar chega a 6%, isso na madrugada quando é mais úmido.
Na borda da cidade existe um vulcão chamado Licancabur, lindo e simétrico ele domina a paisagem de forma majestosa.
O lugar todo é alto, San Pedro fica numa altitude de 2.800 metros e o Licancabur chega a 5.920 metros de altura. Se você considerar que um avião Cessna 172 vai até 4.120 metros, é fácil de comparar.
Num dos passeios subimos num nível muito próximo ao do Licancabur, chegamos até mais de 5.000 metros. Uma coisa rapidamente fica clara, falta oxigênio.
No alto do mundo, naquela desolação e solidão, sentíamos que não era fácil respirar. As consequências são que tudo tem que ser feito devagar, sob pena de um mal estar brutal e um dia inteiro doente.
A comparação é rápida: quanto mais alto você chega mais rarefeito é o oxigênio e muitas vezes mais solitário você estará.
No momento em que você decide abrir um empreendimento, você acabou de subir no topo de um vulcão, pelo menos se for no Brasil. O empreendedor começa a enfrentar um ambiente de negócios inóspito, muitas vezes se sente sem oxigênio, cansado e solitário.
É possível viver num ambiente destes tendo saúde e desempenhando bem?
Com certeza é, e os que lá vivem se sentem muito bem e estão adaptados. O mesmo acontece com empreender, os bem sucedidos se adaptaram e andam rápido enquanto os outros estão sem ar.
E qual é o oxigênio do empreendedor?
Conhecimento é o que te faz respirar bem. Ele é o seu combustível mental, combustível para prosperar sob as mais terríveis condições. Ainda assim temos visto muitos empreendedores com baixo nível de conhecimento para operar no ambiente hostil que hoje se apresenta.
É sua obrigação, e de mais ninguém, cuidar da sua formação executiva. Não conte com o governo para isso, não conte apenas com aprender fazendo. Existe um jeito melhor, aprenda com quem sabe mais que você.
Para aprender com os outros existem várias maneiras. Se você gosta de ler, caminho que tomei também, depois de algumas centenas de livros você irá começar a se sentir mais preparado. O maior problema com este caminho é que a maioria dos livros não vai contribuir com a solução. Apenas alguns poucos irão mudar a sua vida.
Uma das melhores maneiras e também uma das mais antigas se chama Mentoria. Desde os tempos de Platão, que foi um dos primeiros a ter um grupo de Master Mind, este modelo tem se tornado vencedor.
Jesus Cristo fez o mesmo com seus discípulos, nós somos projetados para aprender desta forma.
Eu levei sorte, sempre tive um bom mentor ao meu alcance. Meus mentores foram sempre meus chefes, até o dia em que virei empresário.
Aprender com a mentoria de gente boa foi o caminho que adotei para me preparar para empreender, foi o meio mais rápido e mais eficaz. Subi nos ombros de gigantes.
Nos últimos 10 anos descobri a maneira suprema de estudar. Ensinar! Nada é tão poderoso para aprender e ao mesmo tempo gratificante.
Tenho tido a oportunidade de escrever para vocês todas as semanas, sou CEO de uma empresa de tecnologia e juntamente com o Fábio Padilha, tenho participado continuamente da educação executiva de muitas pessoas.
Fazemos isso por acreditar nesta indústria nascente e pelo otimismo realista que temos com o futuro. Agradecemos o privilégio que vocês nos concedem ao participar de nossos grupos no WhatsApp e que nos incentiva a cada dia nos prepararmos mais ainda.
Abraços,
Fernando Teixeira
P.S. Não custa repetir, sua educação executiva é sua responsabilidade e é o melhor investimento para prosperar nos negócios.