RAIVA

A fabricante de consoles para games, Nintendo, lançou esse ano um novo equipamento. Os jogos são inseridos nele por um pequeno cartucho. Qual não foi minha surpresa ao saber que eles tinham um gosto amargo.
 
Você leu certo. Algumas pessoas colocaram na boca um cartucho de plástico. O mais curioso é que a história do gosto amargo é verdadeira. A Nintendo colocou no cartucho uma substância que adicionou um forte gosto ruim.
 
Ela fez isso porque algumas pessoas engolem os cartuchos!!!!
 
Ser empreendedor é intimamente relacionado com liderar pessoas. E as pessoas muitas vezes fazem coisas incompreensíveis e sem sentido algum.
 
Isso desperta emoções nos empreendedores. O artigo se chama Raiva, mas eu acho que essa emoção seria no extremo do espectro. Acho que o que se sente é surpresa, frustração, inquietação e finalmente raiva.
 
Nossos liderados são capazes de fazer coisas emocionantes para nós. Mas quando as emoções são negativas, elas geram um custo para o empreendedor.
 
Pouco a pouco vamos nos desgastando perante atitudes incompreensíveis, ruins, injustificadas. E o que une todas elas são as emoções e a nossa incapacidade de entender o porque daquilo.
 
Eu sinto o mesmo. E lido com muitas pessoas também: colaboradores, Clientes, colaboradores dos Clientes e muitas outras pessoas. E muitas vezes eu não entendo o que vejo.
 
Se eu me permitir sentir emoções negativas em grande escala, eu não serei mais útil para os empreendedores que desejo apoiar. Acho que rapidamente vou virar uma pessoa pessimista e amarga.
 
Comecei a ler para entender como lidar com isso. Encontrei várias técnicas, mas uma me chamou a atenção. Testei e agora divido com você a técnica, talvez lhe seja útil.
 
A técnica se chama substituição.Ao invés de suprimir o que você sente, lutando contra isso, a solução pode ser mudar o sentimento para outra coisa. 
 
Pouco a pouco estou substituindo emoções negativas por Curiosidade. 
 
No início foi difícil, mas fui treinando e hoje quando eu vejo “alguém lambendo um cartucho!”, ao invés de sentir uma emoção ruim, eu olho para a pessoa com muita curiosidade.
 
Fico cientificamente pensando: porque meu Deus alguém lamberia um cartucho, metaforicamente falando. 
 
Ainda caio no erro e preciso me policiar para não deixar de mudar as emoções, mas já estou acumulando vantagens do uso prolongado da técnica.
 
Primeiro economizei minhas emoções, mas o melhor veio a seguir. Comecei a entender melhor porque as pessoas fazem o que fazem. Algumas vezes, ao entender, comecei a desenvolver estratégias melhores de convencimento ou aceitação.
 
E tive algumas surpresas. Me peguei errando várias vezes. Ou seja, quem estava lambendo o cartucho era eu, ao não procurar entender o lado dos outros.
 
Use sua curiosidade e tente, vai que funciona.
 
Abraços,
 
Fernando Teixeira
 
P.S.  Curiosidade: instinto que leva alguns a olhar pelo buraco da fechadura, e outros a descobrir a América.
 
Eça de Queirós

Fernando Teixeira