Sapo

Reza a lenda que se um sapo for colocado numa panela, com a água da sua lagoa, e a temperatura for aumentando muito gradualmente, ele não pula e então morre queimado.

A lição que esta parábola busca ensinar é que a gente se acostuma com coisas terríveis, desde que elas aconteçam gradualmente. Eu vi este texto na internet e achei interessante a maneira como a autora descreveu.

28 Graus - Humm que água gostosa..

32 Graus - É... a água está boazinha...

36 Graus - Esta água está ficando sem graça, será que está esquentando? Bobagem! Por que a água iria esquentar? Deve ser impressão minha.

38 Graus - Estou ficando com calor... Que droga de água! Ela nunca foi quente, por que está esquentando?

42 Graus - Realmente, esta água está péssima, quente de verdade, tenho que falar com o supervisor das águas. Claro, eu podia pular fora, mas onde será que vou cair? Melhor esperar só mais um pouquinho.

43 Graus - Meu Deus! Será que eu tenho que fazer tudo por aqui? Já reclamei e ninguém toma uma atitude?

44 Graus - Mas este supervisor de águas não faz nada? Será que ninguém nota que a água está super quente? Vou esperar mais um pouco...

46 Graus - Eu devia ter pulado fora quando eu tive oportunidade, agora é tarde. Estou sem forças.

48 Graus - "sapo morto"

Trazendo essa lição para o empreendedorismo a coisa fica assim:

Abrimos a empresa, que sensação boa....

Estamos lotados de Clientes, temos alguns problemas com a qualidade mas a casa está cheia, tudo indo bem…..

Engraçado, alguns descontentes estão reclamando do serviço, sempre tem gente que odeia o sucesso dos outros…..

As vendas caíram, também com a crise que está no país, isso é normal…..

Tenho notado que a frequência diminuiu, deve ser o inverno….

Este mês o dinheiro não deu para tudo, vou antecipar alguns cheques de Clientes. Mês que vem tudo volta ao normal….

Que azar, antecipei os cheques e as vendas caíram por causa do inverno, mas está tranquilo pois ainda tenho recebíveis dos pagamentos com cartões de crédito. A taxa de 4,5 % está um pouco alta, mas vou negociar com eles no mês que vem….

Para não atrasar o pagamento do pessoal, o imposto do mês vai ficar sem ser pago. Com o final do inverno as vendas vão voltar ao normal…..

Nossa empresa é muito séria, fazemos tudo que for preciso para pagar a folha em dia, o resto a gente vai resolvendo de acordo com as vendas…..

O banco não aceitou mais antecipar nada e o cheque especial está estourado. Vou vender o carro, mas ano que vem compro outro melhor…..

Meu Deus, eu odeio esses Clientes pedindo o cheque de volta, eles não entendem a dificuldade que estamos passando….

Temos que vender mais para gerar recebíveis…..

Enquanto isso o empreendedor não teve tempo de focar em gestão, treinamento, vendas, marketing e entendeu que tudo isso faz parte do normal.

Não faz! A água começou a esquentar pouco a pouco e ele não pulou fora. Isso não tem nada de normal e deve ser evitado a todo custo.

Se isso nunca aconteceu com você, comemore. Você está pronto para vencer no mundo dos negócios. Comigo já aconteceu, mais de uma vez.

A má notícia é que por todo lado existem empreendedores que estão explicando detalhadamente porque a água esquentar é normal. Explicam ainda que eles não podem fazer nada contra isso, que faz parte da crise, que o Brasil é assim mesmo.

Enquanto isso vemos Sapos Empreendedores pulando fora do problema logo no início do aquecimento. Eles não só sobrevivem mas triunfam no Brasil de hoje. Assim como outros triunfaram quando a inflação era de 1300 % ao ano, num passado recente no qual  este país era uma crise eterna.

A boa notícia é que hoje é muito mais fácil obter apoio para pular fora da morte empresarial certa. Nunca foi tão barato treinar a si mesmo e seus colaboradores.

Os recursos para empreender são vastos. Hoje com um celular na mão e uma ideia na cabeça você pode fazer marketing para o mundo inteiro.

O sucesso requer que você não se acostume com a água quente. Pule, esperneie, mude e se adapte, mas não fique sendo lentamente cozido vivo.

Abraços,

Fernando Teixeira

P.S. dei uma conferida no Wikipedia e a história que o sapo não pula é mentira, exceto quando o cérebro dele é removido. Confira no link a seguir:

https://en.wikipedia.org/wiki/Boiling_frog

Fernando Teixeira