O Dia D

Não houve outro jeito. A única maneira de invadir a França foi executar um brutal ataque e desembarcar tropas na Normandia. No fatídico dia 6 de junho de 1944, mais de 150 mil soldados foram enviados para a batalha.

Na fase de planejamento ficou logo claro que as baixas que iriam ocorrer seriam muitas. Os comandantes estimaram que pelo menos 10 mil morreriam e 30 mil seriam feridos.

Agora imagine que você é o General Eisenhower, comandante da operação. 

Como manter o moral de 150 mil homens alto? Todos sabiam do preço em vidas humanas e do risco de ser ferido.

Por um minuto agora se coloque no lugar de um soldado, imagine que seu nome seja John. Você tem 21 anos, vem de Utah, deixou uma namorada te esperando. Sonha em ser veterinário e em ter filhos. 

De onde você tiraria a coragem e força para desembarcar de um bote, diante da morte altamente provável?

Em um congresso recente um amigo empreendedor veio me procurar após uma das minhas palestras. Ele me disse que o empreendimento dele estava em apuros. Me contou que estava trabalhando loucamente, que corria de um lado para outro apagando incêndios e lutando para arrumar dinheiro.

Eis a pergunta: “Fernando, na minha situação eu não consigo implementar tudo que ouvi neste congresso. Se eu pudesse fazer só uma coisa seria mais fácil para mim. O que você me aconselha escolher para ser esta única coisa”?

Acho que muitos empreendedores já pensaram igual. Qual é a Bala de Prata? O que pode salvar minha empresa, meus colaboradores e nos manter nos negócios?

O problema com a pergunta do meu amigo é que eu não acredito em Bala de Prata. Pior ainda, mesmo que exista, se você tiver só uma bala e errar o alvo, sua munição acabou.

E lá estava meu amigo olhando com esperança para mim. Graças a Deus eu sou empreendedor faz 30 anos e tenho que ser prático e pragmático, e não vender sonhos.

Liderança!

Respondi para o meu amigo que se eu tivesse apenas espaço mental para fazer uma coisa, esta coisa seria desenvolver a minha liderança.

Nada é tão poderoso num empreendimento como ter um líder bom e respeitado. A verdade é que os empreendedores não se preparam para serem líderes. Alguns acham desnecessário, outros acham que já são e não são. Outros ainda acham que liderança é algo que nasce com a pessoa e não pode ser aprendida.

Nada mais longe da verdade! Liderança deve e pode ser aprendida. Existem livros, filmes, artigos, cursos e muito mais fontes disponíveis do que em qualquer outra época. Nunca foi tão fácil aumentar suas habilidades de liderança.

Ao fazer isso você se torna uma arma carregada de munição, e não uma simples Bala de Prata. Mas, antes de mais nada, você tem que reconhecer que talvez sua liderança seja ruim, que seus colaboradores veem você como sendo um líder apenas mediano.

Pense nisso, aceite a realidade, comece agora mesmo a estudar sobre liderança.

Cinquenta anos depois perguntaram ao veterinário John, pai de quatro filhos, o seguinte:

“Porque você desembarcou?”

“Porque eu confiava no General Eisenhower. Eu morreria por aquele homem.”

Abraços,

Fernando Teixeira

P.S. será que o meu amigo empreendedor já começou a construir sua capacidade de liderança?

Fernando Teixeira