16 / 3 / 90

Ao chegar na empresa de manhã, dobrando a esquina com o carro, já era possível avistar a entrada da fábrica e a barraquinha na qual tomávamos café.

Só que naquele dia a cena não estava como deveria estar. Ao invés de gente entrando na fábrica com copos de café na mão, havia uma aglomeração na entrada. Parei o carro e pude ver as faces preocupadas de todos, alguns me saudaram com a cabeça.

E foi naquele momento que fiquei sabendo que o presidente havia confiscado o dinheiro, retirando 80 % da moeda existente de circulação naquele exato dia.

Dezesseis de Março de Mil Novecentos e Noventa.

Meu estômago embrulhou na hora. Éramos 470 colaboradores, numa empresa de alta tecnologia em comunicação de dados. E não tínhamos dinheiro nem para tomar um café na barraquinha em frente.

Ontem, 16 / 5 / 2017, o Brasil soube que o Presidente Temer havia sido gravado em possível obstrução da justiça. Senti novamente o embrulho no estômago, raro, mas presente na vida de um empreendedor no Brasil.

Vou tomar a liberdade de traçar alguns paralelos entre aquele dia e o dia de ontem. Faço isso porque sei que alguns de meus amigos empreendedores estão atônitos e com medo do futuro. 

Vamos ao que aconteceu no dia 16 de março de 1990.

O plano foi anunciado em 16 de março de 1990, um dia após a posse de Collor. Suas políticas planejadas incluíam:

  • 80% de todos os depósitos do overnight, das contas correntes ou das cadernetas de poupança que excedessem a NCz$ 50 mil (cruzado novo) foram congelados por 18 meses, recebendo durante esse período uma rentabilidade equivalente à taxa de inflação mais 6% ao ano;
  • Substituição da moeda corrente, o cruzado novo, pelo cruzeiro à razão de NCz$ 1,00 = Cr$ 1,00[9];
  • Criação do IOF, um imposto sobre as operações financeiras, sobre todos os ativos financeiros, transações com ouro e ações e sobre todas as retiradas das contas de poupança;
  • Foram congelados preços e salários, sendo determinado pelo governo, posteriormente, ajustes que eram baseados na inflação esperada;
  • Eliminação de vários tipos de incentivos fiscais: para importações, exportações, agricultura, os incentivos fiscais das regiões Norte e Nordeste, da indústria de computadores e a criação de um imposto sobre as grandes fortunas;
  • Indexação imediata dos impostos aplicados no dia posterior a transação, seguindo a inflação do período;
  • Aumento de preços dos serviços públicos, como gás, energia elétrica, serviços postais, etc.
  • Liberação do câmbio e várias medidas para promover uma gradual abertura na economia brasileira em relação à concorrência externa;
  • Extinção de vários institutos governamentais e anúncio de intenção do governo de demitir cerca de 360 mil funcionários públicos, para redução de mais de 300 milhões em gastos administrativos.

Uma bomba termonuclear econômica. 

Vários países do mundo teriam caído em guerra civil ao ter seu dinheiro confiscado. O próprio Collor, anos depois, contou que se surpreendeu com a falta de protestos e violência nas ruas.

Nestes 27 anos o Brasil não só se recuperou como prosperou de maneiras inimagináveis. Somos hoje uma das dez maiores economias do mundo, e seremos uma das cinco maiores em menos de duas décadas.

E não foram os políticos que fizeram isso, FOMOS NÓS!!!!

Hoje de manhã seus funcionários irão olhar nos seus olhos e tentar ler o que você está sentindo. 

Eu sei. Ao descer do carro naquele dia, os olhos de vários pais de família se voltaram para o engenheiro novato que talvez soubesse algo que eles não sabiam.

E eles tinham razão, eu sabia algumas coisas importantes. Sabia por exemplo que éramos uma das empresas pioneiras em transmissão de dados no Brasil, e que esta área iria ainda crescer milhares de vezes, estava só na sua infância.

O dia era negro, mas o futuro era brilhante!

Tudo que eu tenho está investido no Fitness, vou continuar fazendo isso e vou dizer agora o porque disso.

O dia é negro, mas o futuro do Fitness é brilhante e vou deixar isso transparecer nas minhas atitudes e no meu comportamento. Começando por este artigo.

Abraços,

Fernando Teixeira

P.S. no tratamento de um câncer existem cirurgias para extrair tumores e quimioterapia, ambos necessários para vencer uma doença tão perigosa.

Estamos tratando o câncer político. Finalmente!

Fernando Teixeira