SEGREDO

Tenho conversado, feito palestras, negociado e convivido com muitos empreendedores nestes últimos anos. Todos estão em busca do Segredo!

Nunca recebi a pergunta diretamente mas, conversando um pouco, é sempre o mesmo ponto. 

Qual o Segredo do Sucesso Empresarial?

Se essa pergunta tivesse uma resposta fácil com certeza eu já seria um dos bilionários brasileiros.

Acho que o consolo por não ter resposta fácil é que, se você realmente quiser, existe um caminho para o Sucesso Empresarial. Eis os conselhos de muitos empreendedores que estão trilhando este caminho.

Diga-se de passagem o jeito é super testado e comprovado.

Trabalhe duro

Este talvez seja o mais fácil de todos, eu diria até que o empreendedor brasileiro muitas vezes é um craque nisso. Eu por exemplo pratico isso faz bem mais que 30 anos. 

A regra é basicamente a seguinte, se o sucesso empresarial ainda não chegou, trabalhe duro e aumente as suas chances. Só um detalhe, trabalhe duro nem sempre é sinônimo de trabalhe muito.

Nunca pare de estudar

Aqui a coisa começa a ficar complexa. Primeiro é que a definição de estudar é extremamente pessoal. Uns gostam de aprender lendo, outros ouvindo, outros observando.

Cada um tem o seu jeito. Pense em qual o melhor jeito para você, mas lembre que muitos de nós temos descuidado deste aspecto.

Mas talvez esse seja um ponto que, ao não ser feito, será garantia de fracasso empresarial. Isso porque o mundo está mudando com tanta velocidade que você tem que estar continuamente estudando para se manter relevante.

A boa notícia é que nunca foi tão fácil e nem tão barato se educar. Aproveite esta maravilha do Século XXI, que é educação de baixo custo e onipresente.

Atraia grandes pessoas

Preste bastante atenção agora. Tipicamente o empresário brasileiro tem uma grande oportunidade de melhora neste tópico. Somos famosos mundialmente por nos cercar de pessoas que são piores que nós. 

Provavelmente você acabou de pensar que a culpa não é sua, pois aqui no Brasil a educação é muito ruim e a maioria das pessoas também é fraca nas habilidades necessárias para o trabalho.

Só que eu não estou falando do Brasil, estou falando do seu empreendimento. Tenho absoluta certeza que neste país existem pessoas mais do que suficientes para a sua empresa ficar cheia de gente melhor que você.

Eu consegui, você conseguirá também, mas tem que querer muito que isso aconteça.

Foco

Foque nas coisas que realmente façam diferença. Só requer uma coisa.

Como bom brasiliense cito aqui o mestre Renato Russo. 

“Disciplina é Liberdade”.

Corra riscos

Um tópico geralmente mal compreendido. Correr riscos não tem nada a ver com ser impetuoso e fazer loucuras. 

A frase mais apropriada é Corra Riscos Gerenciáveis. Nunca entre em um empreendimento sem fazer tudo que for possível para mitigar os riscos do negócio.

Mas uma coisa é certa, o caminho certo para falhar no Século XXI é não correr riscos.

Sorte

O mais subestimado de todos os fatores. 

Raramente você vai ver um Empreendedor de Sucesso falar assim: "estou aqui por sorte". Pega mal. Ainda assim é fato que ele realmente teve que lidar com a sorte para chegar ali.

Por incrível que pareça, Sorte é um dos fatores mais treináveis que existe, vários excelentes livros já foram escritos sobre este assunto. Agradeço a Deus por ter lido estes livros bem no início da minha carreira de empreendedor.

Três dicas. Nunca desperdice a Boa Sorte, evite ao máximo a Má Sorte e não deixe que a Má Sorte se transforme na Pior Sorte.

Abraços,

Fernando Teixeira

P.S. Ops, faltou um:

    Ou você acredita no seu empreendimento ou não acredita, de qualquer jeito você provavelmente estará certo.
 

Fernando Teixeira