ansiedade

Hoje em dia basta falar cinco minutos com um empreendedor no Brasil e rapidamente se percebe o alto grau de ansiedade com o qual ele está lidando.

O que chama a atenção nisso é que, na realidade, a maioria dos empreendedores não está tão mal assim. Quase todos com quem falei estavam com a saúde boa, geralmente casados ou em um relacionamento, de carro e morando bem melhor que a média. 

O empreendedor tem mais recursos que a média das pessoas para viver numa época de crise.

Que seja não viver com o risco de ser demitido ou ainda poder receber um pouco a mais na presença de dificuldades ou imprevistos.

Obviamente eu sei que isso tem um custo, o empreendimento se endivida e o stress é alto. Não estou tentando dourar a pílula. Só estou lembrando que geralmente é melhor ser empreendedor do que empregado, pelo menos no que diz respeito à flexibilidade.

Então porque o empreendedor hoje está mais ansioso?

Vou citar cinco razões pelas quais isso está acontecendo:

O que costumava funcionar não funciona mais!

De uma hora para outra parece que a regra do jogo mudou e esqueceram de te avisar. É como se você tivesse perdido o jeito, não conseguisse mais fazer a empresa crescer ou pelo menos ir para o azul.

O que causa esta situação é que devido à sobrecarga e à inércia, os empreendedores se dedicam a resistir à mudança. Você e seu empreendimento simplesmente não tem a energia para receber a mudança de braços abertos e encarar as decisões difíceis em vez de evitá-las.

Sobrecarga geral

Uma avalanche caiu sobre a cabeça do empreendedor. Problemas infindáveis, concorrentes por todos os lados, novos modelos de negócios chegando, mídias sociais, e-mails, artigos e mais um sem fim de opiniões e ideias novas.

O empreendedor não tem como acompanhar isso sozinho. É mentalmente exaustivo.

Competição de decisões

Um dos efeitos da sobrecarga é a dificuldade de tomar decisões, e o mesmo ocorre com a sua equipe e até com seus Clientes. 

Você não está competindo apenas com outros empreendedores. Outros estímulos estão continuamente disputando sua atenção. Subitamente você paralisa e não decide mais com a velocidade que a moderna economia requer.

Comparação e desespero

Basta entrar em qualquer mídia social e você será inundado por gente sorrindo. Sempre tem uma história de sucesso avassaladora, como a do grande empresário das Low Cost americanas, tipo a Planet Fitness. Visionário, intrépido, bem-sucedido e capa de revista. 

Parece que todos ganham muito mais do que você, que os outros não tem problemas e não correm risco algum.

Isso gera um poderoso Campo de Distorção da Realidade, no qual parece que todas as pessoas têm 95 % de sucesso na vida e 5 % de dificuldade. Exatamente o contrário da sua vida, porque você está lá trabalhando 95 % do tempo para resolver os problemas.

Você começa a pensar que outros empreendedores estão conseguindo e o problema é você.

O curioso é que todo mundo se sente do mesmo jeito!

Complexidade

O governo quer que você pague impostos, seus fornecedores sobem preços e Clientes querem receber tudo e muito mais.  As siglas se avolumam, CLT, ECAD, RFB, PGFN e SIMPLES são apenas algumas na sopa de letrinhas brasileira.

Estes problemas não são novos e sempre existiram. Mas a internet, os celulares e as redes sociais os intensificaram muitas vezes. O ruim é que estes cinco fatores se combinam para atuar juntos. É um golpe quíntuplo.

Quando a ansiedade apertar, busque fazer estas quatro coisas:

Encare as dificuldades, elas existem mesmo e não irão desaparecer em um passe de mágica. Use suas dificuldades para motivar-se a mudar as coisas. Tire proveito dos seus problemas e deixe que eles sejam a fonte de energia da mudança;

Não se distraia. Foco, foco, foco. Entre imediatamente numa dieta pobre em distrações. Uma vez por semana faça algo por você e sua família e nesta hora foque também, só que neles e em você;

Simplifique as coisas. Seja direto, seja franco, seja prestativo, mas firme. Encerre imediatamente as iniciativas que não estiverem sendo viáveis. Escolha o que tenha que ser feito para gerar valor e deixe o resto para lá;

Aprenda. Não sabe o que fazer? Bem-vindo ao clube. Arrume tempo e recursos para estudar e aprender como prosperar no novo mundo. 

Em breve estaremos falando nos Meetings e no Goiânia Capital Fitness, de técnicas simples e poderosas que são usadas para enfrentar estes problemas.

Lembre-se, empreender é mudar o mundo e buscar ser dono do seu destino. Chegou a hora de provar que você está apto para isso.

Abraços,

Fernando Teixeira

P.S. Este artigo foi fortemente baseado num trecho de um livro sobre crescimento de empresas. O livro é “From Impossible to Inevitable”.

Não matem o mensageiro.

Fernando Teixeira