O sapato africano

Na cidade de Franca um empreendedor da área de calçados se viu desesperado com a concorrência dos sapatos chineses Low Cost. Em busca de novos mercados ele pegou dois de seus vendedores e despachou para a África.

Depois de três meses ele ligou para o primeiro vendedor e perguntou o que ele havia achado do mercado. A resposta foi que o mercado era horrível, já que ninguém usava sapatos. Eles não teriam chance nenhuma lá.

Já preocupado, ele liga em seguida para o segundo vendedor. A resposta veio rápida. Chefe, estamos ricos, aqui ninguém usa sapatos, vamos arrebentar de vender.

Na sua opinião qual dos dois está correto? Pense um pouco antes de seguir lendo.

Um deles claramente estava totalmente pessimista e o outro totalmente otimista. A primeira lição a ser aprendida é que a informação depende muito de quem a olha.

Quando se trata de empreendedorismo a resposta mais correta é que nenhum dos dois vendedores está correto. Ambos estão provavelmente errados!

Tanto o pessimismo exagerado quanto o otimismo desenfreado são, ao mesmo tempo, perigosos e maus conselheiros.

O empreendedor vitorioso é aquele que sabe se posicionar diante do mercado e o mercado raramente é totalmente negativo ou totalmente positivo. Pode acontecer, mas só para poucos e a janela de oportunidade fecha bem rapidamente.

O que o empreendedor deve ser é um Otimista Racional. Vamos analisar melhor isso juntos.

Começando pelo pessimista, que é mais fácil. Se você tem a tendência de ver as coisas consistentemente de maneira pessimista, é quase certo que você levará uma vida miserável sendo empreendedor. Digo isso porque não existe empreendimento sem dias ruins. 

O mundo dos negócios já é suficientemente duro para que você ainda precise ser um pessimista de carteirinha. Você tem duas opções agora: primeiro repense se quer realmente continuar a empreender. Se você ainda assim quer continuar empreendendo, então o pessimismo crônico tem que ser curado. Fique tranquilo, tem jeito.

Vamos agora para o empreendedor neutro, nem pessimista nem otimista. Não boto fé nesse perfil. O motivo é que empreender requer um esforço interno muito grande, diria até que uma dose boa de emoção. Sendo neutro acho que vai te faltar o ímpeto, a inquietude que faz você se mover.

E o tal do Otimista desenfreado? Sem sombra de dúvidas o mais perigoso tipo de empreendedor existente.

Grandes falências e desastres financeiros muitas vezes acompanham este tipo. Ele é o empreendedor que não vê os fatos, persegue sonhos sem base, investe apenas e exclusivamente na fé cega.

O ruim é que de vez em quando um destes acerta na mosca.

Até um relógio quebrado acerta a hora duas vezes por dia. Só que aí ele vai sair na imprensa falando que intuiu tudo do nada, investiu de olhos fechados e ficou bilionário da noite para o dia. E um monte de gente acredita que a história é possível de ser repetida e se lança na onda sem prancha de surf.

E o Otimista Racional? É assim que você deve se sentir na maior parte do tempo. Empreender é trabalho para gente otimista, que enxerga o que os outros não veem e cria prosperidade. 

Mas é a parte do Racional que faz a diferença no índice de acerto. Controle o excesso de otimismo e sempre exija provas para si mesmo de que ele é justificado. 

Tudo bem acreditar que sua nova iniciativa vai ser um sucesso, mas você já deu uma olhada no Google? Fez pelo menos umas pesquisas básicas de mercado? Perguntou para outras pessoas sobre o que elas acham da sua proposta? Fez testes rápidos e baratos?

Já te adianto que todo mundo vai aconselhar que você não faça nada, as pessoas são medrosas. Você não deve levar ao pé da letra, mas deve calibrar seu otimismo pelas informações que coletar.

Confie em Alá, mas amarre seu camelo!

Como fazer para se tornar um otimista racional? Treinando é claro. Tudo é treinável, inclusive e especialmente isso. Existem três coisas que você pode fazer para começar imediatamente a mudar.

A primeira é fazer atividade física. Todo empreendedor é um atleta corporativo e empreender exige muito de você. Então é desejável estar na sua melhor forma, seja para enfrentar o rojão ou para curtir bem os resultados maravilhosos obtidos.

A segunda parte é a dieta. Mas não é o tipo de dieta que você está pensando. Se você for o pessimista, deve imediatamente começar uma Dieta Pobre em Notícias Ruins. Pare hoje mesmo de assistir o Jornal Nacional, não escute notícias sobre violência e devastação, que são as que ajudam a vender jornal.

Nossa senhora, fazendo assim vou virar um alienado!!! 

Pode ter certeza que não, fazendo assim você irá se tornar mentalmente tranquilo e muito mais focado no seu empreendimento. E se derrubarem as Torres Gêmeas não se preocupe, se for realmente importante você saberá.

Já faço isso há 10 anos e nunca perdi nada importante, nunca. Com o tempo você irá aprender a consumir estas notícias com moderação e cautela.

Se você for um otimista exagerado, comece agora mesmo uma Dieta Rica em Fatos e Aprendizado. Mas cuidado para não consumir fatos fast food, vindo de pessoas sem credibilidade e sem conhecimento. Desconfie das promessas de ficar rico da noite para o dia sob a pena de ficar preso em pirâmides.

A terceira é andar com outros empreendedores. Vá atrás deles em sites, grupos no WhatsApp, meetings, congressos, enfim, onde eles estiverem. Em especial conviva com seus concorrentes, eles afinal passam pelos mesmos problemas que você e já tem várias respostas para o que você enfrenta todo dia. O nome disso é Coopetição.

A maneira como você se sente quanto ao otimismo é uma das coisas que terá mais impacto no resultado do seu negócio.

Desejo muito sucesso e que você continue neste caminho.

Abraços,

Fernando Teixeira

P.S. Quer começar a treinar agora mesmo?

Eis algumas informações que podem ser úteis.

Para a parte do treinamento físico leia o meu artigo sobre este assunto, que foi escrito para donos de academias. Eis o link:

http://www.terascience.com.br/blog/porque-o-empresrio-tem-que-treinar/3/9/2016

Para a parte da dieta pobre em notícias ruins leia este artigo. Ele também foi escrito para o mundo do Fitness, mas é útil para outras áreas também.

http://www.terascience.com.br/blog/aeromoas-e-a-amgdala/15/10/2016

Para a parte da dieta rica em fatos e aprendizado assista esta palestra no TED. Tem legenda em português. O título é Como Não Ser Ignorante Sobre o Mundo.

https://www.ted.com/talks/hans_and_ola_rosling_how_not_to_be_ignorant_about_the_world

Para a parte de andar com outros empreendedores, ou seja, Networking e Coopetição, assista esta palestra intrigante sobre como a raça humana chegou onde chegou.

https://www.ted.com/talks/matt_ridley_when_ideas_have_sex?language=pt-br#t-362155

Leia também meu artigo sobre Coopetição:

http://www.terascience.com.br/blog/coopetio/5/2/2017

 

Fernando Teixeira