Açougue

Vivemos tempos de redes Low Cost com os bolsos cheios vindo para cima das Academias Independentes. Problemas de competição anabolizados por uma crise longa e impactante.

Como os empreendedores têm reagido neste novo cenário competitivo? Muitos têm reagido com surpresa, se sentem sem escolha, não conseguem ver uma maneira de continuar relevantes no negócio. 

Aliás, conseguem!

Arrumar um investidor, trocar as máquinas, fazer uma reforma e copiar o modelo Low Cost tem sido o sonho dourado dos empreendedores.

Convido você para fazer uma viagem por outras áreas da economia com problemas semelhantes. Por uns minutos gostaria que você fosse mentalmente um empreendedor em outra área.

Você tem um açougue tradicional e independente, ou seja, você é um pequeno empreendedor que, com seu próprio dinheiro, abriu uma unidade e vive dela. 

Faça agora uma imagem mental, feche seus olhos e pense em como seria o seu açougue. Qual o tamanho dele? Quantos funcionários? Que tipo de produtos? Como se parece o seu Cliente? 

Visualizou?

Quando você abriu seu açougue o mercado era diferente. Você procurou um bom ponto, equipou seu negócio com cuidado e dentro das suas posses. Contratou, treinou e começou a vender. 

Sua presença, seu carisma e a sua oferta foram aceitos pelos Clientes e subitamente você tinha um negócio. Você já vive do que retira de sua empresa e até chega a sonhar com uma segunda unidade. Até aqui tudo indo bem.

E então um belo dia surge um supermercado de uma grande rede francesa. Ele se instala a 300 metros de distância do seu açougue e um de seus funcionários é contratado por eles.

Rapidamente você fica sabendo que eles terão um açougue de baixo custo. E assim entra no seu vocabulário o termo Low Cost. 

Assim que eles inauguram você sente o impacto. Muitos de seus Clientes agora estão comprando carne na Low Cost com preços muito mais baixos. Pouco a pouco suas contas começam a ficar mais difíceis de pagar.

Como você faria para continuar a se manter relevante no mercado? Como fazer para não fechar as portas? Neste momento existem apenas dois cenários, se adaptar aos novos tempos e voltar a prosperar ou trilhar o caminho do fechamento.

Se você estiver curioso para saber como a maioria dos empreendedores reagem leia este artigo a seguir:

Artigo 5 Fases.

Abraços,

Fernando Teixeira

P.S. Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.

Henry Ford

Fernando Teixeira