ASPIRAL

Minha turma de faculdade está fazendo este ano 30 anos de formada. Os tempos hoje são muito diferentes de quando formamos, jovens engenheiros, numa época em que não haviam celulares e computadores eram raros e caros. 

Mas hoje em dia existem celulares. Então obviamente o que fizemos foi montar um grupo no WhatsApp e nele nos reunimos. Voltei imediatamente a ter contato com pessoas que não via ou falava faz 30 anos. 

Um dos amigos que reencontrei não parecia estar tão bem em um determinado dia. Numa conversa ele me disse o seguinte: 

"Meu amigo, eu estou numa aspiral negativa." 

Imediatamente o erro de português incomodou. Eu cheguei a repetir, "espiral negativa"? Ele então falou: "isso mesmo, aspiral negativa". 

Enfrentando a besteira de exigir de meu amigo um português correto que eu não tenho, eu consegui deixar para lá o erro e foquei no assunto. 

Vou contar como a conversa chegou neste tópico. Num sábado ele postou que iria ficar com a melhor amiga e postou uma foto dela. 

Uma garrafa de uísque. 

Achei que era brincadeira e postei uma foto da H2OH que estava tomando, neste assunto de beber eu sou muito ruim mesmo. Só que não era brincadeira, a tal da garrafa era a amiga da vez mesmo. 

Conversamos um pouco e ele me contou que estava no terceiro divórcio, muito acima do peso, hipertenso, diabético e que uma hora boa era quando podia tomar umas.  

Argumentei que este tipo de perfil hoje em dia era comum, muita gente estava lidando com estes hábitos ruins e adoecendo. Mas que haviam várias maneiras de reverter esta situação e que eu inclusive hoje trabalhava com isso. 

Meu amigo é um cara estudado e culto, gestor de grandes empresas e muito viajado. Ele me falou: "aí que entra a aspiral negativa". 

Seguiu falando, se fosse só uma espiral negativa significava que ele estaria caindo e só tinha que interromper a queda, lidar com a força da queda apenas. 

Mas a aspiral negativa, realmente aspirava ele para o fundo!!!! Não era um erro de português e sim um neologismo. 

O excesso de peso levou à hipertensão, que levou ao diabetes, que levou ao desconforto frequente, que era aliviado de vez em quando com umas doses de uísque. Os maus hábitos reforçavam o ciclo e tudo piorava. 

E me mostrou uma foto com os remédios que estava tomando, imagino que facilmente uns mil Reais por mês. 

Não me entenda mal, ele não é alcoólatra, o peso dele não é muito exagerado e os remédios seguram a onda. Tem muita gente assim como ele na faixa dos 50 e poucos anos, só estava tomando um uísque no sábado de noite.  

Naquele momento me veio uma sensação de responsabilidade. Meu Deus, quantas pessoas precisam do que nós fazemos na área de saúde. A brincadeira dele abriu minha cabeça, não é somente falta de vontade, é uma armadilha que puxa você para baixo. 

E isso dá dinheiro para muita gente, e é muito dinheiro.  

Um fato é que o Fitness, e muita gente da Nutrição, ainda não conseguiu se posicionar como uma solução para isso, pois está na fase de cuidar da estética e não se equipou mentalmente para ser a maior força de saúde existente. 

Fiquei motivado ao ver que basta redefinirmos nossos concorrentes para temos acesso a enormes valores que hoje estão indo para a concorrência. 

Destilarias, indústrias farmacêuticas, docerias, enfim, olha quanta concorrência temos. 

Definitivamente não é o cara da academia do lado que é o seu concorrente.  

Mas por não conseguirem enxergar isso, você e ele podem estar entrando numa aspiral negativa de guerra de preços fraticida, irmão matando irmão. 

Abraços, 

Fernando Teixeira 

P.S. poucos minutos após escrever o texto me avisaram que a palavra Aspiral existe, significa o mesmo que Espiral, só que é mais antiga e pouco usada. Apesar de confirmar que tenho muito que aprender em português eu proponho que seja dado um novo sentido ao termo.

Sinistro né?

Fernando Teixeira