CNH
Uma das coisas mais interessantes que acontece na vida de muitos de nós é o processo de obter a Carteira Nacional de Habilitação.
Para a maioria de nós isso ocorre por volta dos 18 a 20 anos e é um evento que causa emoções. Ansiedade, medo, entusiasmo. Você já parou para analisar o porquê deste evento ser tão significativo?
Eu já, e concluí que o motivo é algo mutável, varia de acordo com a idade e com sua situação. No meu caso haviam duas coisas essenciais.
A primeira era a Liberdade!
Ter a CNH daria a capacidade de me locomover por conta própria, ir onde quisesse, ou pelo menos ter uma enorme ampliação das minhas possibilidades neste quesito.
A segunda era Status!
Eu queria me afirmar, ser aceito por meus pares, provar para todo mundo que eu não precisava provar nada para ninguém, como diz a canção.
Agora convido você a analisar sob o aspecto legal e da sociedade. Obter a CNH lhe dá o direito de conduzir um veículo, dentro de normas e obedecendo um código de condutas. Então é um Status concedido e uma Liberdade concedida pela sociedade, regulada pelo governo.
E, muito rapidamente, você fica sabendo que a sociedade se interessa pela maneira como você exerce seu Status e sua Liberdade. Ela faz isso sob a forma de punições e renovações deste direito em períodos determinados.
Inclusive você irá saber que o seu Status e a Liberdade podem ser suspensos! Experimente beber, dirigir e ser pego. Hoje em dia, é cadeia se você se envolver num acidente.
Além de perder a Liberdade e o Status de dirigir, em segundos você pode perder a sua Liberdade inteira e mudar de Status perante a sociedade, de homem livre para prisioneiro.
E ainda assim você pode abusar da sua Liberdade e fazer tudo que não deve, e eventualmente até não ser pego. Mas sempre causando impacto na sociedade e na sua vida.
Por estes motivos é que existe um processo de treinamento para a obtenção da CNH. Aulas teóricas, simuladores, práticas e provas.
Mas o artigo de hoje não é patrocinado pelo Detran e nem tem por objetivo melhorar o trânsito.
O artigo de hoje é sobre ter uma Empresa!
Um amigo meu, empresário de muitas viagens, me disse uma vez uma coisa que mudou minha cabeça.
"Fernando, abrir uma empresa deveria ser a mesma coisa que tirar a CNH. Deveria ser precedido de um treinamento teórico, simulado, prático e seguido de uma prova qualificatória!".
Ele disse isso em tom de brincadeira, mas também em virtude de seus percalços e problemas criados pelo ato de empreender sem habilitação.
Empreender tem muito a ver com ter Liberdade e mudar seu Status, é regulado, causa impacto na sociedade e tem punições e recompensas.
Não estou defendendo aqui a ideia do meu amigo, nem ele estava falando sério, é melhor que a liberdade de empreender prevaleça, o Governo já regula muito de nossas vidas.
Mas se você parar para pensar ele tinha muita razão!
Muitos empresários tem conduzido suas empresas como bêbados, inebriados pelo desconhecimento de coisas básicas, batendo em prejuízos e sendo punidos com dívidas e problemas.
E o curioso é que no trânsito empresarial, ao contrário do trânsito real, o número de motoristas mal habilitados tende a ser a maioria. E aí vem uma diferença muito grande, enquanto que no trânsito quem morre são os pedestres, no mundo empresarial a maior vítima é o empreendedor.
Vidas financeiras destruídas, empresários guiando empresas destroçadas, como aquele serralheiro guiando sua Belina de 30 anos, sem conseguir progredir, condenado a seguir dirigindo até o final da vida do veículo, que é a falência!
E o empresário neste momento tenta desesperadamente achar um novo dono para sua Belina velha, judiada e cheia de multas não pagas.
E segue buzinando igual um louco, reclamando do trânsito e dos outros motoristas.
Mas, ao contrário da Belina, a empresa é um veículo quase mágico. Ela tem uma segunda, terceira e muitas outras chances. Nela reside o poder se transformar e se reinventar.
Só que em todas as chances o sucesso reside na habilitação do motorista. No momento em que você estudar, simular, treinar e se habilitar o jogo muda!
Só que as primeiras aulas são incômodas, mostram que você não sabe muito, que é cheio de maus hábitos, requerem dinheiro e instrutores. As vezes parece mais fácil seguir dirigindo o carro velho até o final.
Não faça isso, o mundo está cheio de oportunidades, carros novos, lugares maravilhosos a serem visitados.
Liberdade e Status superiores estão ao seu alcance, mas sempre requerem habilitação!
Abraços,
Fernando Teixeira
P.S. todos os problemas acima foram vivenciados por mim, enquanto não parei para estudar sobre como empreender, eu destruía valor ao invés de criar.
Após me habilitar, as empresas de que participo abrem portas e prosperidade, futura e atual.