Gisele

Existem algumas profissões que são profundamente desequilibradas na remuneração. Poucos, muito poucos, ganham verdadeiras fortunas e, ao mesmo tempo, a maioria não ganha nada.

Uma destas profissões é a de jogador de futebol. É basicamente uma carreira de tudo ou nada. Ou você fica rico e famoso ou você não ganha nada, literalmente nada. Perto do topo existe uma minoria que ganha valores pequenos.

Novas profissões deste tipo estão se formando e a geração mais nova está sendo atraída para elas. Uma nova profissão é a dos Gamers. No mundo existem aproximadamente 60 milhões de Gamers dedicados. Provavelmente mil deles são remunerados, bem remunerados, o resto ganha exatamente zero.

A profissão de modelo obedece exatamente esta lógica! E ainda assim a brasileira Gisele Bündchen foi a modelo mais bem sucedida de todos os tempos.

Para que você entenda o tamanho do sucesso dela é só saber que o faturamento da Gisele chegou a ser maior do que o das outras 10 melhores, JUNTAS.

Qual seria o segredo dela para triunfar esmagadoramente num mercado ultra competitivo?

Uma explicação lógica seria o atributo básico, beleza. Realmente a Gisele é linda, mas será que ela é 10 vezes mais bonita que as outras 10? Acho que não.

Ser brasileira poderia ser a explicação então, afinal o mundo adora as mulheres brasileiras. Como explicar então que dentre as 10 outras estejam mais duas brasileiras?

Então seria a idade? Só que no auge de sua carreira Gisele seria considerada velha pelos padrões da indústria da moda.

Descartando beleza, nacionalidade e idade só nos resta analisar o comportamento da Gisele. O que será que ela fez que era melhor que a soma de todas as outras 10?

Que atitude é tão poderosa a ponto de ser 10 vezes mais bem remunerada que as suas concorrentes mais próximas?

As Top Models são verdadeiras divas, adoradas pela mídia, idolatradas pelas massas, elas parecem ter uma licença para serem deusas e andarem acima dos simples mortais.

Os ensaios fotográficos são atividades cansativas, repetitivas, longas e desgastantes. E tipicamente dependem do trabalho de dezenas de profissionais. Diretores, fotógrafos, maquiadores, assistentes de cena, figurino, catering, seguranças e muitos outros estão quietamente por detrás do sucesso da moda.

E no centro de tudo a Top Model, linda, temperamental e cheia de vontades faz com que tudo e todos dependam dela.

Mas esta regra não se aplicava para a Gisele. Quem trabalhou com ela sempre se surpreendeu por alguns aspectos que vou destacar:

  • Gisele chegava no horário;

  • Ela sempre chegava com bom humor, animada e disponível para o trabalho;

  • Ao chegar no local de trabalho, cumprimentava cada um pessoalmente, não importando se fosse um segurança ou alguém humilde do apoio;

  • Atendia diligentemente aos pedidos do diretor e dos fotógrafos, por mais cansada que estivesse;

  • Agradecia a todos ao final do trabalho, deixando claro que o sucesso dela vinha do trabalho de equipe.

Imagine o prazer que é trabalhar com a número um do mundo, linda, desejada pelos patrocinadores e tudo, mas tudo mesmo, ser fácil, prazeroso e bem sucedido.

Adivinha quem os profissionais indicavam para os patrocinadores? Quem será que os diretores e fotógrafos famosos lutavam para fotografar?

Compare agora com as outras divas. Muito lindas, mas nem sempre pontuais, nem sempre bem dispostas, distraídas ao cumprimentar, cheias de vontades e facilmente se cansando.

Eu sempre soube desta história, mas só recentemente entendi a característica chave da Gisele.

Empatia!

Ela era capaz de ver a situação pela ótica dos outros. Entendia a necessidade de um maquiador, de um segurança e ao mesmo tempo do fotógrafo estrela e genial. Ao fazer isso o que ela obteve?

Ganhos maiores que a soma dos próximos 10!!!

Empatia é a qualidade mais rara no mundo do Fitness! Você não vê por aí ninguém performando 10 x 10 vezes mais do que os outros.

Na verdade existe sim.

As Low Cost perceberam exatamente esta falta de empatia e decidiram criar uma oferta de valor em cima disso. Já que é para ninguém entender de verdade o Aluno então vamos fazer isso numa excelente infra estrutura e com um custo muito baixo.

Eu acho que li numa rede de Low Cost que eles não estão lá para bajular os Alunos. Basicamente eles alinharam o preço ao valor.

A nova oportunidade reside no fato que o Fitness sem empatia não consegue resolver o problema da maioria das pessoas.  Tanto faz se é assim dentro de uma Low Cost ou numa Low  Empathy, que é o caso de quase todas as academias e personais.

O Fitness na verdade é muito focado em estética, e as academias e personais ficam lutando na disputa pelos poucos, geneticamente sortudos ou monstros da disciplina, que podem ter o Six Pack.

Nada contra a estética, o problema é que ela não dá lucro faz tempo e nem resolve os problemas da humanidade.

Exercício como medicina exige empatia, mas irá pagar 10 x 10 mais do que tudo que já foi faturado até hoje. Esta área irá absorver novos profissionais, de alta performance, mas não performance esportiva e estética, mas sim Performance em Ser Humano.

Chegou a hora de você começar a se preparar para este maravilhoso mundo novo.

Abraços,

Fernando Teixeira

P.S. Se você quiser começar a estudar como ser um High Performer em Fitness como Medicina continue nos acompanhando. Vamos acelerar este processo para que novos e lucrativos tempos cheguem mais rápido.