Insanidade

 

Em 1999, a revista Time publicou a compilação Time 100: The Most Important People of the Century, na qual elencava as pessoas mais influentes do século XX.

Einstein ficou em primeiro lugar como a pessoa mais importante do século, mas hoje o assunto não é a ciência que ele criou. Vamos nos focar numa de suas frases mais interessantes.

“Não há maior sinal de loucura do que fazer uma coisa repetidamente e esperar a cada vez um resultado diferente”.
 Albert Einstein

Esta frase sempre me fez pensar, achava ela óbvia. Mas sendo tão óbvia porque foi necessário um gênio para nos lembrar disso?

A resposta óbvia é que precisamos ser lembrados pois todos nós cometemos esta forma de Insanidade.

Nas Academias nós temos a nossa quota de Insanidades, algumas inocentes e outras nem tanto.

A maior de todas é fazer com que o segundo dia do Aluno sedentário seja repleto de dores.

E para piorar, a Insanidade é coletiva. Alguns Alunos enchem o peito de orgulho e falam: “entrei ontem na Academia, estou todo quebrado”.

Subo aqui no ombro de gigantes da pesquisa, fisiologistas, estudiosos e cientistas do exercício. Não há nenhum ganho, motivo ou razão fisiológica para que seja violada a Individualidade Biológica em ninguém.

Isso beira a irresponsabilidade quando é feito no PRIMEIRO DIA do sedentário.

O resultado é que diminuímos as chances de tirar gente do sedentarismo. Causamos desprazer ou, como diz uma amiga psicóloga, fornecemos um estímulo aversivo.

Desta vez é possível afirmar, isso acontece na sua Academia. Aconteceu ontem, aconteceu hoje e irá acontecer amanhã.

Nós decidimos mudar isso no início do ano de 2016. No nosso centro de treinamento, Fênix, causar dor ao Aluno é um mal a ser evitado a todo custo. O primeiro custo que tivemos que arcar foi a descrença dos sedentários. Do tipo assim: “Só isso? Será que vai funcionar? ”.

Pagamos o preço explicando detalhadamente o que estamos fazendo, do mal que evitamos e do bem que estamos plantando ao prescrever treinamento sem dor.

Esta Insanidade tem que parar imediatamente, ela está nos prejudicando como negócio, machucando pessoas e destruindo valor de nossas empresas.

Os resultados que são obtidos sem dor, respeitando os Princípios do Treinamento Físico, são extraordinários em iniciantes. Não vou polemizar sobre treinamento de alta performance, não é o assunto de hoje. Mas já aprendi que sedentários não devem sentir dor.

Nossos Professores têm que ser instruídos para não acreditarem mais neste erro, na verdade terão que ser treinados para que isso não ocorra. Digo ainda mais, eles terão que contar com a sua proteção para contrariar Alunos que queiram isso.

De maneira a não falar besteira sobre assunto tão essencial, primeiro aplicamos este treinamento sem dor em mais de 100 Alunos. Também revisamos a literatura e não encontramos nada provando que sedentários evoluem melhor com dor.

Funciona! Gera indivíduos ativos, aumenta a retenção e o faturamento.

Neste terceiro artigo vimos que causamos Dor e Desprazer no nosso Aluno logo em seu primeiro dia de treino. Seguimos na missão de perder o sedentário em poucos dias.

Abraços,

Fernando Teixeira

P.S. Toda vez que se questiona uma Insanidade é necessário estar preparado para discussões Insanas. Isso é bom, você só não pode ficar indiferente e ignorar este problema.

Se você acha que “No Pain no Gain” é o correto para todos, continue fazendo isso mas siga com atenção os resultados em retenção e lucratividade.

Para nossos Alunos a frase já evoluiu.

NO PAIN ALL GAIN

Traduzindo, SEM DOR TODOS GANHAM

 

Fernando Teixeira