O Tomógrafo Inútil

Imagine que você está com uma forte dor de cabeça faz três dias. A dor só aumenta e chega num ponto em que você decide ir para a emergência de um hospital.

Ao chegar você é atendida por um médico novo e solícito. Ele avalia o caso e decide que não pode continuar sem uma tomografia. 

O exame é feito em pouco tempo, só que nesta altura sua dor está ficando insuportável e sua vista já está turvando. Você volta para a emergência e descobre que o médico com quem havia se consultado já não está mais no plantão.

Tudo bem, outra médica nova está lá. Já suando frio, você entrega para ela o laudo da tomografia. Ela olha para você, sequer abre o resultado e receita uma aspirina três vezes ao dia. Como você se sentiria? 


Eu acabei de descrever como é feito o processo da Avaliação Física em nossas academias.

 

Como este é o negócio da nossa empresa, Tera Science, nós dedicamos muito tempo para entender esta situação.

Uma das coisas que fizemos foi perguntar para os Alunos o que eles acham da Avaliação Física. Eis as respostas:

Inútil, desagradável, embaraçosa, incompreensível e que fala a única coisa que já sabemos: que estamos gordos.

Uma triste verdade é que fazer ou não fazer não muda a prescrição de treinamento. Nossos professores recebem várias páginas repletas de gráficos, dão uma folheada com cara de especialistas e pronto. Seguem então para passar um treino padronizado emitido por software.

Como o mercado está reagindo contra esta realidade? Não fazendo mais a Avaliação Física ou colocando ela como opcional. 

Duvidou do que eu acabei de descrever? Não concorda que as pessoas pensam assim? Vou pedir ajuda então ao Porta dos Fundos. Por favor assista o vídeo.

Não existe piada que não se origine de um tema que faça parte do imaginário popular. A Avaliação Física conquistou este status de piada em nossas mentes.

Acredito que você esteja curioso com o fato de que a nossa empresa faça sistemas de Avaliação Física e o seu CEO escreva um artigo destes. Escrevo para responder à seguinte pergunta:

Avaliação Física é ou não necessária? 

O fato de estarmos fazendo um procedimento de maneira equivocada não significa que a necessidade dele não exista. Significa que estamos utilizando esta tecnologia de maneira errada.

O Supremo Fabricante fez nossos corpos para serem fisicamente ativos. As academias são as provedoras da tecnologia que faz com que isso seja viável para milhões de pessoas, o Treinamento Físico.

Nosso Fabricante nos projetou para que o exercício seja melhor desde que sejam respeitados os Princípios do Treinamento Físico. Lembra desta aula na faculdade? Existem quatro princípios centrais:

Individualidade Biológica, Sobrecarga, Especificidade e Continuidade.

Meu predileto é o primeiro. Basicamente o que ele diz é que cada um de nós é único e diferente de todos os outros. 

Se você realmente quer prescrever treinamento que produza resultados não há escolha. Você precisa da Avaliação Física. Se não for assim você será um médico que trabalha sem hemograma e sem tomógrafos. 

A Low Cost já decidiu que isso é inútil para os propósitos dela e baniu o procedimento. Felizmente ela nos deu a chance de sermos diferentes dela. Lembre-se que ela NÃO QUER que as pessoas venham treinar. Se todas vierem ela quebra.

Como já afirmei anteriormente nunca um destes artigos irá terminar com pessimismo. Este aqui vai terminar com um enorme otimismo realista.

Nós inovamos e projetamos soluções para criar um verdadeiro oceano azul com a Avaliação Física. Outras empresas farão o mesmo, a tecnologia está ao nosso lado.

Repito, conseguimos criar um Oceano Azul de lucratividade com a Avaliação Física.

O objetivo destes artigos é fazer você pensar sobre seus processos, ver aonde estão ocorrendo desperdícios e parar de cometer erros históricos.

Este é o quarto artigo da série Como Perder Seu Aluno em Poucos Dias. Nele vimos como nosso Aluno passa por um procedimento inútil e muitas vezes humilhante, pelo menos da maneira como é feito hoje.

Abraços,

Fernando Teixeira

P.S. Boa parte dos erros que hoje são cometidos são culpa das empresas de tecnologia, que venderam tecnicismo ao invés de humanismo.

Fernando Teixeira