Mi mi ME

A expressão Mimimi está com tudo. Surgindo do nada, hoje é basicamente obrigatória no repertório popular.

Vamos ver como o site Significados define Mimimi.

Mimimi é uma expressão usada na comunicação informal usada para descrever ou imitar uma pessoa que reclama.

Fiquei curioso para entender o que levou esta expressão ao topo das paradas de sucesso. Acho que inicialmente foi a percepção de que as novas gerações parecem ter uma propensão para reclamar maior do que a de fazer.

Decidi estudar mais e me aprofundar em psicologia cognitiva. Porque todo este trabalho para investigar uma coisa coloquial?

Porque muitos empreendedores estão se tornando Mimimis!

Isso é assustador e perigoso. O empreendedor é uma das molas propulsoras do progresso humano. Não existem empresas sem empreendedores e não existem empregos tampouco.

Comecei a pensar, será que foi a crise que nos transformou em Mimimis? Não fiquei convencido. Eu já era empreendedor em tempos de crises muito mais profundas e estruturais e os empreendedores não eram especialmente Mimimis.

E qual é o problema dos empreendedores se tornarem Mimimis?

Vou usar uma metáfora. Imagine que você é jogador de basquete e seu time sai para jogar a final do campeonato brasileiro. Seu técnico, que é o líder do qual todos no time dependem, começa a reclamar já durante a viagem.

Reclama das pessoas, dos aeroportos, da viagem, dos brasileiros, da torcida, do adversário, dos juízes, do basquete, de você, de seus colegas e tudo o mais.

A equipe, atônita, começa a seguir seu líder e ver tudo de errado que existe no mundo e dispara a reclamar também. 

Adivinha qual será o resultado do jogo?

Tem certas coisas que vem com o ofício. Não é tolerável um cirurgião analfabeto, assim como não seria um piloto de avião alcoólatra.

Empreendedores não podem ser Mimimis. Ponto final!

Como nos ensina o Fábio Padilha, eles podem e devem sentir indignação com o que é errado. Mas esta indignação tem que ser o combustível da mudança e não o conformismo depressivo que acompanha o Mimimi.

Voltei aos estudos e me deparei com um livro fantástico de psicologia para leigos. O título é muito interessante, “Você não é tão esperto quanto pensa”. E lá estava a solução para a crise do Mimimi no empreendedorismo.

Voltemos ao título do artigo, Mi mi ME, que parece um erro de português.

Nada disso, esta expressão foi a maneira que encontrei de mostrar o processo de cura deste estado anti-empreendedor.

Mi mi ME. Aonde o ME vem do inglês e neste caso quer dizer EU ou mim.

Segundo os psicólogos, o estado que transforma você em um Mimimi inerte começa com a sua terceirização da responsabilidade. Tudo de errado no mundo, e especialmente no seu empreendimento, vem dos outros.

São coisas que não são causadas por você e que não podem ser resolvidas por você. Obviamente a culpa é dos colaboradores, dos impostos, da crise, dos Clientes e da concorrência de preços baixos.

Nunca é sua a responsabilidade!

Quem nunca teve uma atitude assim que atire a primeira pedra. Eu cometo este erro com muita frequência e tenho que estar sempre vigilante para não entrar de cabeça no Mimimi.

Mi mi ME, assim mesmo, com as maiúsculas e minúsculas escritas desse jeito. Vamos uma a uma.
 

Mi, comece reclamando mesmo, é tipo uma catarse que pode ser útil em mostrar o que te incomoda.

mi, diminua a reclamação, entenda o quanto isso te fragiliza e o mal que faz na sua equipe. Deixe que a vontade de empreender seja maior do que a fraqueza de reclamar sem agir para resolver. Nos assuntos em que for inaceitável não reclamar, transforme este sentimento em indignação e faça a solução acontecer.

ME, chame de volta o seu EU no jogo. 

Aí reside a solução, somente quando você entender que você é o ator principal da sua vida, que não dá para terceirizar isso, é que você começa a deixar de ser Mimimi.

Alguns exemplos para esclarecer podem ser os seguintes:

Meus funcionários são péssimos!
Mude para:
Meu processo de seleção e treinamento está péssimo!

O mercado está horrível!
Mude para:
A oferta que estou fazendo para o mercado está horrível!

Este tipo de processo mental traz você de volta para o jogo, o problema volta a ser contigo e a solução vai ter que sair do seu empreendedorismo.

Pode ficar tranquilo pois os psicólogos já testaram, funciona, traga o problema para você e comece a agir para resolver.

Tem um macete para os que acreditam. Oração, que é uma palavra que vem de orar e agir, Ora e Ação.

Abraços,
Fernando Teixeira


P.S. pouco importa se você tem uma empresa ou não, você é o empreendedor da sua vida.

Fernando Teixeira