Poetas Mortos

Cada um de nós aprende do seu jeito. Algumas pessoas gostam de aprender escutando, outras assistindo cursos, lendo livros e de muitas outras maneiras.

Eu gosto de ler, mas existe um jeito de aprender que grava a laser os ensinamentos no meu cérebro.

Assistindo bons filmes!

Um destes filmes, que mudou a minha vida, foi o filme Sociedade dos Poetas Mortos. Talvez você tenha assistido também. O filme é todo ambientado dentro de uma escola muito tradicional, que faz as coisas do jeito que sempre foram feitas.

Até que um dia um professor, interpretado pelo inesquecível Robin Williams, traz todo um novo jeito de fazer as coisas.

Existem muitas lições a serem aprendidas neste filme. São tantas e tão sofisticadas que tenho que vê-lo novamente de tempos em tempos para não esquecer.

Mas houve uma cena que só precisei ver uma vez para aprender. É a cena na qual ele convida os Alunos a subirem na mesa do professor. Cada um de nós deve ter aprendido algo com este momento.

Em mim a lição foi sobre empresas. A maioria das empresas funciona exatamente como aquela escola, faz as coisas de maneira tradicional, do jeito que sempre foram feitas.

Pense nas academias! Elas são muito parecidas, fazem as coisas parecidas, exigem conformidade de colaboradores e de Alunos. Fazem o que sempre foi feito.

O problema é que não está funcionando mais!

A lição de subir na mesa para mim foi lançar um novo olhar para o meu negócio de tempos em tempos. Eu me forço a enxergar minha empresa com olhos de um estranho, subir na mesa do meu negócio para ver tudo sob um ângulo diferente.

Não é muito fácil, você verá muitas coisas de que não vai gostar, várias delas que foram feitas por você mesmo. Mas fica mais tranquilo se for feito com regularidade. Como muitas coisas no empreendedorismo é uma habilidade treinável.

Do alto das mesas nas academias podem ser vistas coisas chocantes, vou citar algumas para ilustrar:

- é considerado normal que as pessoas se matriculem aos montes e desistam aos montes;

- prescrever treinamento sem fazer avaliação física é quase padrão da indústria;

- considerar que todos os nossos Alunos querem ter barriga de tanquinho é a crença de muitos de nossos professores;

- “no pain no gain” é considerada uma técnica de treinamento, enquanto nada mais é do que uso de uma mentalidade atrasada e destruidora de valor;

- cobrar preços abaixo do custo para atrair montanhas de Alunos é a "estratégia comercial" mais empregada.

Você vai poder ver também paredes descascadas e pessoas descascadas. Dói muito ver sua empresa assim na primeira vez que é feito.

E, ainda assim, é o melhor jeito que você poderá encontrar de aprender e voltar a prosperar como empreendedor. Nossos erros e fracassos são professores bem-sucedidos, mas não são gentis.

Ficou com vontade de tentar? Posso sugerir como fazer isso de forma produtiva.

Primeiro reconheça que você é totalmente inexperiente em criticar a si mesmo. Eu diria que você é algo como um sedentário da autocrítica. Então pegue leve no início, não se exponha a uma carga de cobrança maior do que você suporta.

Comece fazendo isso num domingo ou numa hora que a academia estiver vazia. Acredite, é melhor assim, é um exercício de autoajuda.

Não anote nada, faça uma viagem mental e viva o momento. Sinta a emoção de rever uma velha amiga depois de muitos anos. Rugas e marcas da vida que você não conhecia irão saltar aos seus olhos.

Assim que acabar anote tudo que for relevante, você vai precisar disso pois o efeito da mágica vai acabar em poucas horas.

Não chegue chutando a porta na segunda-feira, só vai piorar. Deixe a emoção passar e faça um plano do que vai resolver. Um passo de cada vez.

Abraços,

Fernando Teixeira

P.S.

Ó Capitão! meu Capitão! Finda é a temível jornada,
Vencida cada tormenta, a busca foi laureada.

Walt Whitman

Eis a Cena da mesa

Fernando Teixeira