Zumbi

Embora eu não seja fã do gênero, eles estão por toda parte. Filmes, jogos, clipes e no nosso imaginário. O que define um Zumbi é o seu estado de Morto Vivo, vagando por aí.

Os americanos fizeram uma interessante relação com empresas. Eles criaram o termo Zombie Company. Levaram para a Pessoa Jurídica o que foi criado para nós, Pessoas Físicas.

Wikipedia:
Zombie company
From Wikipedia, the free encyclopedia
"Zombie company" is a media term for a company that needs bailouts in order to operate, or an indebted company that is able to repay the interest on its debts but not repay the principal.

Numa tradução livre:
Empresa Zumbi é um termo que descreve uma companhia que precisa de socorro de maneira a continuar operando, ou uma empresa endividada que é capaz de pagar os juros, mas não o principal da dívida.

Os americanos não fazem ideia de que aqui no Brasil existe uma espécie muito perigosa de Zumbis Pessoas Jurídicas. Levamos o conceito para muito além do que se imaginava. Eis algumas características de nossas empresas mortas vivas:

Não pagam impostos;

Não geram lucro;

Não cumprem com suas obrigações sociais;

Servem uma força invisível, que controla suas ações e fica com o resultado do que o Zumbi coleta. São escravas de bancos, financeiras e operadoras de cartão de crédito.

Neste país, que ainda não entende a importância das empresas e empreendedores, é fácil uma empresa virar Zumbi, não fiquemos com vergonha se por acaso formos sócios de uma destas criaturas.

O problema é que os Zumbis têm algumas características perigosas. Eles contagiam todos que tocam, tornando-os Zumbis também. Devoram carne humana e são muito difíceis de serem eliminados, existem em hordas e causam terror em todos.

A parte de devorar carne humana é a mais perigosa de todas. O governo desenvolveu mecanismos para que, com a morte do Zumbi PJ, a sua pessoa física seja contaminada imediatamente. Os impostos da PJ, dívidas trabalhistas e tudo o mais vem direto para os sócios.

Mas não pense que estou criticando o governo, ele nada mais é do que o Zumbi gigante, que devora os Zumbis pequenos, mantendo a roda do terror girando com a sua gula infinita.

Mas deixando o Mi Mi Mi de lado, vamos para a parte que nos toca como empreendedores. Você é o senhor da sua PJ, pelo menos no início da fase de zumbificação. O problema é que o processo ocorre aos poucos, e você se deixa levar.

Desculpe-me por pintar o quadro com cores tão fortes. Faço isso porque o único que pode impedir essa situação tem que ser acordado.

Você.

A Pessoa Jurídica não decide que não vai pagar impostos, você decide. Ela não deixa sozinha de cumprir obrigações e nem antecipa cartões com juros de 9 % ao mês, você faz isso. Ela não coloca seus preços abaixo do custo, alguém faz isso por ela.

A boa notícia é que pessoas jurídicas não são pessoas físicas. O estado Zumbi delas é possível de ser revertido. Mas sempre é escolha sua começar o processo de ressuscitação. 

Antes de mais nada você tem que estar ciente que existem empresas mortas vivas. Responda com toda a sinceridade se uma delas não é a sua.

Como matar um zumbi? Em futuros encontros vou contar como isso pode ser feito, mas primeiro use estes próximos dias para decidir qual o seu grau de zumbificação.

Abraços,
Fernando Teixeira

P.S. É possível ressuscitar uma empresa Zumbi. Eu já fiz isso com uma das minhas empresas, que veio depois a ser muito bem-sucedida. 

Fernando Teixeira