Por onde anda a primeira geração de Alunos de Academias?
Eu sou da época em que Academia era algo muito diferente do que é hoje. Me lembro que nem sequer usávamos o nome Academia, era Escola de Halterofilismo. Tipicamente um lugar unicamente frequentado por homens, que ficava em algum segundo andar, sobre uma padaria ou algo assim.
Esta era a época em que grandes filmes chegavam no cinema, filmes tais como Rock um Lutador. Ele foi lançado num cinema que hoje é uma excelente academia aqui em Brasília. Eu fiquei tão animado com o filme que, junto com meus amigos, voltei correndo para casa, eram 5 km.
As cenas épicas do Rock treinando, levando até a difícil e merecida vitória, marcaram o início de uma mentalidade fitness em muitas pessoas da minha geração.
O ano era 1976.
A tecnologia já dava mostras do que iria vir pela frente. Me lembro até hoje da primeira máquina Apolo que eu vi, meu Deus, aquilo era demais. Numa única máquina você podia fazer dezenas de exercícios. Alta tecnologia para a época.
Academias eram lugares para levantar peso, ficar muito forte e frequentadas apenas por homens. E então a mágica começou a acontecer, novas modalidades, ginástica, a TV falando e uma nova geração de jovens começando a frequentar academias.
As mulheres começaram a aparecer, o ambiente começou a ficar mais leve, mais transado. Novos equipamentos, tais como esteiras, começaram a surgir.
Eu tinha 16 anos em 1980 quando eu finalmente me matriculei na primeira academia, acho que a gente pagava por aula, incrível ver esta tendência voltando hoje. Me lembro também que meu pai não gostou de me ver frequentando. A geração dele não achava um ambiente muito apropriado para os filhos.
Até hoje meu pai nunca se matriculou numa academia, tenho conversado com ele sobre isso e rezo para que eu consiga. Ele precisa disto aos 80 anos.
Mas o mais legal de tudo é que foi a minha geração que abriu o caminho para as academias.
Eu com 16 anos estava em academias e aprendi o que elas eram, como funcionavam. Fiquei afastado por muitos e muitos anos, vivendo as incríveis décadas de 80, 90 e a revolução dos dias de hoje.
Décadas que mudaram o mundo e nas quais virtualmente o Fitness se moldou e fez parte ativamente.
Uma coisa é certa, eu não tenho medo de academias, sei o que esperar delas e não fico intimidado.
Hoje em dia estou treinando em uma academia e comecei a prestar atenção nas pessoas e nos processos, e uma coisa pouco a pouco começou a se revelar. Para minha surpresa e alegria eu vi que a cada dia tem mais gente da minha geração na academia.
Estamos voltando, nós os cinquentões, estamos fazendo de novo as pazes com o negócio que ajudamos a criar.
Muitos de nós estão em má condição física, mas já fomos alunos de academias, se formos convidados e bem recebidos iremos ajudar a reinventar o mercado, hoje sacudido pela crise.
Olhe para dentro da sua academia e veja se a minha geração já começou a frequentar. Pergunte se você está fazendo por eles tudo que eles merecem, afinal fomos nós que começamos a festa juntos com vocês.
Você está preparado? Sua equipe está preparada?
Adapte seus processos, treine seus professores, se atualize. Uma geração inteira quer voltar a ter saúde e curtir a vida.
Abraços,
Fernando Teixeira