No Brain No Gain

Empreender na área do Fitness tem uma enorme vantagem. É muito fácil os negócios acabarem virando boas amizades. Eu tenho muitos amigos na área e mantenho contato frequente com donas e donos de academias, professores e fornecedores.

Ultimamente temos conversado sobre o futuro do Fitness. Acho que por causa dos artigos é bastante comum vir uma pergunta sobre como será o mercado daqui para a frente.

Eu obviamente não tenho a resposta, ninguém tem, mas dá para antever com certeza três coisas que irão pautar o futuro do Fitness.

UX, Design de Negócios e Tecnologia! O futuro do Fitness será de quem operar bem essas três frentes. 

Porque eu tenho tanta certeza? Porque o futuro de todos os negócios no Século XXI irá depender delas. O seu também irá!

UX

UX é uma sigla que vem do inglês. O que ela quer dizer é User eXperience, ou seja, experiência do usuário. Hoje em dia o uso da expressão UX ainda está muito restrito na área de software. Como trabalho com isso sou familiarizado com o assunto.

O fato é que a UX é fundamental para o Fitness. Na verdade UX é o problema número um do Fitness. A experiência do usuário médio no mundo do Fitness é muito, muito, muito ruim. 

Não acredita? Pergunta para os Clientes que deixam o Fitness aos montes. A gente perguntou e raramente vimos uma unanimidade tão grande. As pessoas não estão tendo uma boa experiência como usuários do Fitness. 

Se o Fitness fosse um software seria um App muito primitivo, tipo se estivesse na primeira versão, com muito para ser melhorado ainda.

Que outra área acredita que no primeiro dia o Cliente tem que sentir dor? No Pain No Gain é um dos princípios da nossa UX, isso explica muito da má experiência.

Os novos vencedores do Fitness, que irão ficar com o lucro, serão aqueles que entenderem profundamente a jornada do Cliente. O curioso é que esse entendimento está ao alcance de todos nós.

Tudo que requer para que você entenda a UX do Fitness é se matricular numa academia igual a sua. Mas atenção, escolha um lugar em que ninguém te conheça e pague o preço normal e viva a jornada normal, não conte que você é do Fitness. 

Você poderá ficar chocado com o que vai receber como experiência. Desde o processo de vendas desinteressado, a avaliação física mal feita e inútil, a prescrição ruim e o descaso e abandono do Aluno dentro das academias.

Dentro de casa é difícil ver isso, a gente se acostuma e acha que é normal, na casa dos outros é mais fácil ser crítico. Experimenta e depois conta para nós. Eu espero que na sua academia seja melhor, mas acho que existe uma chance de que não seja.

Como é muito chato ser dono de academia e treinar em outra academia, sugiro que você escolha uma academia do outro lado da cidade e faça uma troca com o outro dono, mas cada um pagando normalmente. Tem que incomodar você no bolso.

Design de Negócios

No GRANDE BOOM do Fitness, o design de negócios era simples. Escolher o tipo da academia desejada e então simplesmente clonar

Eita época boa, 2010, todo mundo ganhava dinheiro.

O empreendedor visitava várias academias diferentes e pegava as ideias que achava mais legais. Os fornecedores também levavam eles e já indicavam a receita da clonagem inteira. Acho que até hoje é assim.

Mas como tudo que é bom tem um fim, o lucro desse modelo de negócios acabou. Milhares de academias indiferenciadas estão se matando em uma guerra suicida de preços. Todas são clones idênticos, sempre alegando que são únicas e diferentes.  

Aí é que entra o Design de Negócios. Mesmo o clone mais comum, a mais sem originalidade do Fitness,  tem jeito de voltar a ser lucrativo. Para isso basta inovar.

Inovação hoje em dia tem metodologia e está ao alcance de todos. Um dos métodos mais utilizados é o Design Thinking. 

A maior rede de academias da américa latina faz isso. Todas as 100 maiores redes de academias do mundo fazem isso, chegou a hora de você começar a pensar sobre isso.

A sua lucratividade atual e futura irá depender da capacidade de fazer um bom Design de Negócios para o seu empreendimento. Nós por exemplo estamos reinventando a velha e derrotada avaliação física, criando o novo e desejado Check Up Fitness.

Tecnologia

Como dizem os americanos, essa é No Brainer. No Brainer significa que não precisa ser nenhum gênio para saber que tecnologia é essencial para ter lucro no século XXI. 

Ainda assim o Fitness é uma das áreas mais refratárias ao uso da tecnologia que eu já vi. A gente testemunha isso todos os dias. Mesmo coisas simples de tecnologia não vão adiante em algumas academias. Só conheço uma área mais lenta, a educação. 

Você precisa a começar a dominar tecnologia agora, e por agora eu quero dizer agora mesmo. Se você chama um ERP de software de catraca, ou se você não sabe o que quer dizer ERP, saiba que isso é um mau sinal para o lucro da sua empresa.

Vou dar um exemplo da ilha de atraso digital que uma academia é hoje em dia. Se eu comprar um aplicativo por poucos dólares e sair correndo no parque com o meu celular eu consigo controlar totalmente o meu treino.

Orgulhosamente eu posso publicar no Facebook o mapa do percurso da corrida, a velocidade média, quantas calorias, como eu me senti e, com um pouco mais de dinheiro, a frequência cardíaca é monitorada também. 

Endo.jpg

 

Mas se eu quiser que meu treino seja invisível, que não gere nenhum registro digital e que seja impossível de ser compartilhado, aí já fica mais fácil. 

Basta treinar dentro de uma academia. 

Sou muito otimista com o futuro do Fitness, na verdade dá para dizer que esse otimismo é No Brainer. Muita gente vivendo sem aptidão física, jovens sedentários e adoecidos, longevidade com baixa qualidade, obesidade e culto da estética. 

Não precisa ser nenhum gênio para saber que o Fitness vai dar rios de dinheiro né?

Só que esse lucro vai ficar na mão de quem cuidar da UX, fizer o Design do Negócio e for bom de tecnologia.

Abraços,

Fernando Teixeira

P.S. meus amigos sempre me perguntam como começar. A sugestão é sempre a mesma, comece com algo pequeno e vá até o final disso. Depois escolha algum um pouco maior e vá até o final novamente.

Fernando Teixeira